domingo, 16 de maio de 2010

17 de maio: Dia Mundial da Internet

Amanhã, 17 de maio, se comemora o Dia Mundial da Internet, das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.

Em nota, o Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Kimoon, disse que “as telecomunicações são muito mais do que um serviço básico, são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas”.

O Secretário também lembrou a importância das tecnologias de comunicação que serviram para coordenar a ajuda humanitária internacional e o resgate das vítimas do terremoto do Haiti, ocorrido em 12 de janeiro deste ano.

Ainda de acordo com Ban Kimon, “a Internet impulsiona a atividade econômica, o comércio e também a educação”.

No texto, o líder da entidade fala que as comunicações devem também ser utilizadas para proteger o meio ambiente, e faz menção aos satélites que servem para monitorar o planeta no que diz respeito às mudanças climáticas.

Segundo o site “Sua Pesquisa”, a Internet surgiu nos Estados Unidos, por volta da década de 70, durante a Guerra Fria (período em que as relações entre os americanos e soviéticos estiveram congeladas), e inicialmente era usada para fins militares. Somente a partir de 1990, quando o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee melhorou este tipo de mídia que esta se tornou popular.

20 anos depois (2010), falar de Internet é o mesmo que falar em Orkut, Facebook, Twitter, Blogs, Chat, Sites, Google, Microsoft, Yahoo e outros serviços encontrados na rede e que servem de interação social.

No Brasil, nem todo mundo possui acesso à rede, e o serviço de banda larga ainda tem um custo elevado e contrasta a realidade da população. Em uma grande operadora do Rio de Janeiro e outra de São Paulo o serviço de 1 megabit de velocidade custa em média R$ 70. Numa operadora da Argentina (que fica bem próxima daqui), por exemplo, o dobro da velocidade (2 megabits) é oferecido pela metade do que os brasileiros pagam atualmente: $79 pesos argentinos (o equivalente a R$ 36).

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics