domingo, 30 de maio de 2010

Colômbia terá segundo turno para presidente

Mais de 340 mil soldados para garantir a segurança dos eleitores

A Colômbia terá segundo turno para as eleições presidenciais, já que nenhum dos candidatos (nove no total) alcançou 50% dos votos válidos. Até o momento, 99,71% das urnas tinham sido apuradas. Juan Manuel Santos, do Partido de la U, conseguiu 46,56% (6.758.539), enquanto Antanas Mockus, do Partido Verde, 21,49% (3.120.716), de acordo com a Registradoria Nacional, órgão equivalente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A próxima votação ocorrerá no dia 20 de junho deste ano.

Imagem: Partido de la U

Foto oficial da campanha de Santos.

O segundo colocado liderou o ranking na região de Putumayo, enquanto que o primeiro, nos demais estados. No exterior, Santos também ficou na melhor posição. Os colombianos que estão em outros países puderam votar nas embaixadas e consulados.

Santos é jornalista, já foi ministro da defesa, também do comércio e da fazenda e fundador do partido pelo qual está concorrendo. E, Mockus já foi duas vezes prefeito de Bogotá. Isto segundo os respectivos partidos.



Imagem: Partido Verde


Foto oficial da campanha de Mockus.



Mais de 29 milhões de colombianos estavam habilitados a votar, mas apenas 14 milhões foram às urnas neste domingo, 30 de maio, já que o voto lá não é obrigatório. Somente 1,54% da população votaram em branco, e 1,16% o anulou.

Mais de 340 mil soldados foram para às ruas garantir a segurança dos eleitores, segundo o Ministério da Defesa local. Em uma das operações realizadas hoje (30), os militares apreenderam 4.500 quilos de explosivos que seriam usados por células terroristas durante a votação.

Em nota, o atual presidente, Álvaro Uribe disse que o país recuperou sua liberdade política, que esteve sequestrada pelo terrorismo. E, agradeceu a colaboração das Forças Armadas e dos cidadãos.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics