domingo, 20 de junho de 2010

IURD responde ao Folha de São Paulo sobre vídeos que estimulariam a arrecadação

Os sete pastores que mais arrecadassem ganhariam uma viagem para Israel

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) respondeu à matéria publicada pelo jornal “Folha de São Paulo”, neste domingo, 20 de junho, a respeito de uns vídeos de 2008 que mostram os pastores da instituição numa videoconferência, sendo instruídos pelo bispo Romualdo Panceiro a “estimular” a arrecadação aos fiéis, ao invés de limitá-las.

Na gravação, o bispo incentivava os sete pastores que mais arrecadassem com o dízimo, com uma viagem a Israel, de três a quatro dias em média de duração. De acordo com o diário paulistano, o material foi obtido de um ex-pastor por um ex-voluntário que atualmente move uma ação contra a seita por danos morais.

Nas imagens divulgadas pelo “Folha”, Panceiro diz que controlaria a arrecadação por meio de um programa de computador, para saber se os pastores não estavam trapaceando, ao forjar um elevado aumento de dinheiro durante o período da “Fogueira Santa”.

O vídeo também fala de uma igreja em Guarulhos (SP), que de R$ 5 mil passou a arrecadar cerca de R$ 100 mil por mês.

Em resposta, a IURD afirma que o jornal tenta difamar a igreja, e diz que o termo “premiação” (no sentido de arrecadar mais) é preconceituoso, já que a ida a Israel seria uma ‘missão religiosa almejada por cristãos evangélicos do mundo todo’.

A viagem seria para levar os pedidos de orações dos fiéis, apesar de ser curta e cansativa, já que os pastores teriam de subir dois mil metros a pé até o Monte Sinai, segundo a igreja.

Numa das perguntas enviadas pelo jornal à IURD, a respeito do que significa não limitar o valor do dízimo, a instituição diz que sua doutrina está baseada na Teologia da Prosperidade, e que seus frequentadores são livres para doar ou não.

Atualmente, a IURD está presente em mais de 180 países. Só no Brasil há 15 mil pastores e mais de 13 milhões de fiéis.

Leia também:

Para ver os vídeos do jornal “Folha de São Paulo, clique aqui


O bispo Romualdo Panceiro também divulga vídeo, para esclarecer informações divulgadas pelo “Folha de São Paulo”. Para vê-lo, clique aqui


MPF/SP denuncia bispo Macedo por lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics