quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brasil bate recorde de otimismo na América Latina

Pesquisa diz que 91% da população acredita estar melhor do que o país

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto chileno, Latinobarômetro, nesta quarta-feira, 30 de junho, diz que 91% dos brasileiros acham que estão no caminho certo. Somente 75% acreditam que o país esteja no rumo adequado. Em otimismo, o Brasil ficou em primeiro lugar. A pesquisa ocorreu em 18 países latino-americanos, exceto Cuba, entre os dias 21 de setembro a 26 de outro do ano passado. Ao todo foram entrevistadas 20.204 pessoas, e a margem de erro é de apenas 3% para mais ou menos. Cuba foi excluída de participar da enquete, pelo fato de o governo controlar todas as informações.

A pesquisa tinha por finalidade analisar as relações internacionais entre os povos da região entrevistada.

Essa contradição de que o cidadão supõe estar melhor do que o própria nação é melhor percebida em relação à Argentina: 82% dos argentinos entrevistados acreditam que estão indo por um caminho bem melhor do que o de sua nação (19%). Neste caso, este povo é o que tem menos fé em seu país.

Apenas 25% dos brasileiros acreditam que a influência da Venezuela seja positiva no bloco. Já os americanos tiveram 62% de aprovação.

74% dos latino-americanos veem com bons olhos os Estados Unidos. No Brasil, 73%. Nações como Argentina, Paraguai, Equador e Bolívia foram muito mais críticas em relação a isso.

Numa integração política com a América Latina, somente 58% dos brasileiros entrevistados aprovariam. Já, numa fusão econômica, 65%.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics