terça-feira, 18 de janeiro de 2011

21/1/2011: começam inscrições para o Prouni

Estudantes dos municípios fluminenses afetados pelas enchentes poderão receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350 por mês

Primeira etapa

De 21 a 25/1 estarão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo serão oferecidas 123.170 bolsas de estudos, sendo 80.520 integrais e 42.650 bolsas parciais (50%).

O resultado dos candidatos pré-selecionados sairá no dia 28 deste mês. Os estudantes terão até o dia 4/2 para comprovar as informações prestadas junto à instituição de ensino indicada.

Uma segunda chamada ocorrerá no dia 11/2, se houver vagas disponíveis. Os candidatos terão até o dia 17/2 para comprovar as informações na faculdade indicada.

Dos quesitos para participar do Prouni

Um dos quesitos para ter direito a uma bolsa de 100% é que a renda per capita (por pessoa) da família do estudante seja de até no máximo um salário mínimo e meio. Saiba se Você se enquadra nesse perfil: some os salários de todos os que trabalham e divida pelo número de moradores (incluindo crianças e desempregados). Se o total não ultrapassar a um salário e meio, então é possível se candidatar a uma bolsa integral.

Podem disputar uma bolsa de 50% os candidatos cuja renda familiar per capita não ultrapasse a três salários mínimos. Para saber se Você se enquadra no perfil, basta fazer os mesmos cálculos indicados acima. Se o resultado for maior que um salário e meio e menor que três, então este é o seu caso.

Também é necessário que o estudante tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Para concorrer é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – de 2010 – e ter obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias; e redação). A nota em redação é preciso ser maior que zero.

Segunda etapa

Para os candidatos não pré-selecionados na primeira etapa de inscrição, haverá uma segunda, entre os dias 21 e 24/2. O resultado será divulgado no dia 27/2, de acordo com o MEC. Os contemplados terão até o dia 4 de março para levar a documentação junto à universidade indicada. Se houver vagas disponíveis, haverá uma segunda chamada no dia 13/3.

Bolsa-auxílio

Os estudantes dos municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro atingidos pelas chuvas da semana passada que forem selecionados no Prouni ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), poderão receber uma bolsa-auxílio mensal de R$ 350, de acordo com o MEC, nesta segunda-feira (17).

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics