sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma assume a Presidência

Imagem: Presidência/Divulgação
 
Dilma Rousseff discursa no Congresso Nacional
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, tomou posse do cargo junto ao vice-presidente, Michel Temer, na tarde este sábado (1/1/2011), em Brasília. Em seu primeiro discurso no Congresso Nacional (foto) citou a responsabilidade de suceder Lula e o respeito à liberdade de imprensa, por exemplo.

Durante o passeio de automóvel, a líder estava acompanhada de sua filha, Paula. No momento da despedida entre o antigo e o novo governo, a mandatária levou o colega petista e a ex-primeira dama, Marisa Letícia, até a rampa do Palácio do Planalto. Lula seguiria para se despedir de seu vice, José Alencar, internado desde o dia 22/12 para tratar de uma hemorragia na região do abdômen.

O site da Presidência da República já foi atualizado com o nome da atual governante e seu vice. A residência oficial de Dilma Rousseff será a Granja do Torto, segundo a imprensa presidencial.

Entre os convidados estrangeiros estavam: o presidentes colombiano, Juan Manuel Santos, o primeiro a cumprimentar a chefe de estado; o paraguaio Fernando Lugo, careca, por estar fazendo um tratamento para combater um câncer; o chileno Sebastian Piñera; o venezuelano Hugo Chávez; a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, entre outros.

Diversos meios de comunicação destacaram a cerimônia, entre eles, os canais de TV da Venezuela, “Globovisión”, e o árabe, “Al Jazeera” e os diários espanhol “El País”, o argentino “Clarín”, e o italiano “Corriere Della Sera”, que informou que o primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, escreveria uma carta à Dilma Rousseff, para tentar negociar a extradição do condenado à prisão perpétua no país europeu, Cesari Battisti, após o então líder Luiz Inácio Lula da Silva ter optado, no último dia de governo, de mantê-lo no Brasil.

Dima Rousseff tem 63 anos e é a primeira mulher a chegar ao posto mais alto do país.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics