sexta-feira, 11 de março de 2011

11/03/2011: terremoto de 8,9 graus no Japão deixa dezenas de mortos

Tsunami de 10 metros de altura atingiu o país, que decretou estado de emergência.

Pelo menos 74 pessoas já morreram, por causa do fortíssimo terremoto de 8,9 graus Richter, no Japão, às 14h46, hora local, desta sexta-feira, 11/3 (2h46 em Brasília), de acordo com o canal local NHK.

O epicentro do tremor de 24,4 km de profundidade foi na costa do arquipélago de Honshu, no Oceano Pacífico, a 373 km da capital Tóquio.

A região foi invadida por uma onda de aproximadamente 10 metros de altura. Alertas de tsunami chegaram a ser emitidos em toda a área até o Alasca, nos Estados Unidos, de acordo com o Serviço Geológico norte-americano (USGS, sigla em inglês).

Desde então, pelo menos 65 réplicas já foram registradas na localidade, com magnitudes entre 5,1 a 7,1 graus Richter. Em alguns instantes o intervalo entre um abalo e outro eram de menos de cinco minutos. 16 desses tremores são preocupantes, cujas magnitudes são acima dos seis graus.

As autoridades decretaram estado de emergência. Um apagão elétrico deixou mais de quatro milhões de imóveis sem energia elétrica. Os serviços ferroviários foram interrompidos na região metropolitana da capital japonesa.

Desde a última terça-feira (8), pelo horário brasileiro, que a ilha nipônica tem registrado sismos: naquela ocasião o mais forte foi de 7,2 graus Richter.

Você está no Japão e tem mais informações e/ou imagens dessa tragédia? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Imagem: Google Mapas


Região onde ocorreu o tremor de 8,9 graus.

Leia também:
 
 

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics