sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasil participará de teste de alertas de tsunamis

Receio com tragédia japonesa faz com que se realizem exercícios para verificar a eficiência da informação na hora de salvar vidas.

O Brasil, junto com mais 31 países do continente americano, participará de um exercício de alertas de tsunamis, na próxima quarta-feira (23/3). O teste, chamado “Caribe Wave 11” (Onda do Caribe 11), está sendo coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, em parceria com agências que monitoram o fenômeno, para verificar a eficiência dos alertas no resgate a populações costeiras.

Centros sismológicos simularão o aviso de um suposto terremoto de 7,6 graus Richter, nas Ilhas Virgens Americanas, e um tsunami para a região do Caribe. Não haverá necessidade de evacuar a população, uma vez que os testes serão feitos para avaliar os sistemas.

Imagem: Google Earth

Região que supostamente seria atingida de imediato com o tsunami

O Centro de Alertas de Tsunamis da Costa Oeste e Alasca emitirá boletins para as Ilhas Virgens e Porto Rico, enquanto o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, ambos nos EUA, para o resto da região.

Entre os países que não participam estão: Argentina, Chile, Equador e Uruguai, pelo fato de estarem distantes das águas caribenhas.

De acordo com a diretora geral da entidade mundial, Irina Bokova, “o terremoto e o tsunami que devastaram o Japão com as trágicas consequências que todos sabemos, mostraram a importância fundamental que tem os dispositivos de alerta”.

Nos últimos 500 anos, o Caribe já foi atingido por 75 tsunamis, o que representa cerca de 10% do total registrado no mundo, segundo a Unesco.

O grupo de coordenação intergovernamental de tsunamis foi criado em 2005. Em 2008, os exercícios foram realizados no Oceano Pacífico, e no ano seguinte, no Índico.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics