quarta-feira, 30 de março de 2011

Hugo Chávez recebe prêmio por liberdade de expressão, na Argentina

Informação atualizada em 30/3/2011, à 0h36

Paradoxalmente, a imprensa foi censurada e não pôde cobrir o evento.

Principal líder estrangeiro a apoiar a reeleição de Cristina Kirchner, na Argentina, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu nesta terça-feira (29/3), naquele país, o prêmio “Rodolfo Walsh”, de liberdade de expressão, na categoria Presidente Latino-americano.

O prêmio foi entregue por uma professora de Jornalismo, da Universidade da Prata, em “reconhecimento” aos incentivos a comunicação popular, por parte do mandatário sul-americano.

“Senhor presidente, em todos nós há uma alegria inocultável, uma alegria que está sustentada sobre a certeza de que o senhor encabeça um dos processos de emancipação na América Latina mais profunda, que em seu nome estão as lutas de toda a nossa região pela emancipação e pela justiça”, destacou a docente.

Apesar de ter recebido um prêmio político por uma suposta liberdade de expressão, paradoxalmente, os meios de comunicação foram censurados a cobrir o evento. Apenas uma emissora TV – Canal 7 – pôde transmiti-lo.

De acordo com o diário argentino, Clarín, alvo de críticas do líder venezuelano, este chamou os meios independentes de fabricarem a “ditadura midiática”.

O discurso do governante caraquenho foi o de sempre: falar mal dos Estados Unidos, criticar a operação militar na Líbia, e fazer elogios aos colegas de cargo, como a anfitriã, Cristina Kirchner; a brasileira, Dilma Rousseff; e o boliviano, Evo Morales.

Ironicamente, a Comissão Interameicana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA) já recebeu inúmeras denúncias de supostas violações de liberdade de imprensa e de expressão.

Leia também:




Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics