terça-feira, 22 de março de 2011

Japão: mais de nove mil mortos; 13 mil desaparecidos

Saiba como ajudar às vítimas da tragédia

9.199: este é o número de mortos até o momento, por causa do terremoto de 9 graus Richter e tsunami que devastaram o Japão, no último dia 11. As maiores fatalidades – 5.607 – estão concentradas na província de Miyagi. Outra região que registrou bastantes perdas foi a de Iwate, com 2.773, segundo a imprensa local.

A estimativa era de que a cifra de mortes chegasse a 10 mil, número inicial de desaparecidos, no entanto, este já passa dos 13 mil.

As autoridades confirmaram haver detectado níveis elevados de iodo-131 – superiores a 100 becquerel, sendo considerado radioativo – em águas de torneiras de algumas cidades afetadas. Também foram detectados níveis de radiação 400 vezes superior, em mostras de solo, numa região a 40 km de Fukushima, onde estão concentradas as usinas que apresentaram problemas nos reatores. Recentemente, o governo japonês divulgou ter encontrado material nuclear numa fazenda produtora de leite e em espinafre.

Novos tremores continuam ocorrendo desde o dia da tragédia. Ao menos 500. Só nesta terça-feira (22), quatro de magnitudes elevadas, próximo às Ilhas Honshu, conforme dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês): 6,6; 6,4; 6,6 e 6,1 graus Richter, respectivamente.

Na última sexta-feira (18), o Itamaraty informou ter feito uma doação de US$ 500 mil dólares para ajudar às vítimas sobreviventes da tragédia. O dinheiro será destinado à Cruz Vermelha japonesa, por recomendação das autoridades.

Durante encontro com o cônsul japonês, Kazuaki Obe, e representantes de associações asiáticas, na quarta-feira passada (16), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulistano, o governador Geraldo Alckmin afirmou estar disposto a promover uma campanha para arrecadar fundos à Cruz Vermelha daquele país.

Algumas instituições nipônicas no Brasil estão recebendo, até o dia 30 de abril, doações aos desabrigados, tais como:

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo

Banco: Bradesco
Agência: 0131-7 / Conta corrente: 112959-7

Banco: Santader
Agência: 4551 / Conta corrente: 13090004-4

Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren

Banco: Banco do Brasil
Agência: 1196-7 / Conta corrente: 29921-9

Beneficência Nipo-brasileira de São Paulo – Enkyo

Banco: Bradesco
Agência: 0131-7 / Conta corrente: 131001-3

LEITURA SUBJETIVA recomenda que, antes de doarem, confirmem os dados do depósito junto aos caixas.

Leia também:




Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics