sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami deixa em alerta países banhados pelo Pacífico

Informação atualizada em 12/03/2011, às 0h12

Países da Ásia, da Oceania e das três Américas, banhados pelo Oceano Pacífico, aguardam nas próximas horas um tsunami. Desde que uma onda de 10 metros de altura atingiu o arquipélago de Honshu, no Japão, nesta sexta-feira (11/3), consequência do tremor de 8,9 graus Richter, o alerta foi emitido para toda a área. Esse é caso pelo menos do Chile e do México, que informaram o monitoramento.

As primeiras ondas – de cerca de três metros de altura – já teriam alcançado o Havaí, arquipélago norte-americano, de acordo com o Escritório Nacional de Emergência chileno (Onemi).

O presidente chileno, Sebastian Piñera, tentou tranquilizar a população e afirmou que o país está preparado para uma possível situação de emergência.

O Chile criou uma zona de segurança, na Ilha de Páscoa (no Pacífico), para evacuar os habitantes. O nível do mar subiu 1,26 metro, segundo o Ministério do Interior. Como medida preventiva, dez hospitais no país poderão ser evacuados. As autoridades pediram também às pessoas, que buscarem refúgio, levarem roupas.

Imagem: Google Mapas


Exibir mapa ampliado

Mapa com os países banhados pelo Oceano Pacífico. O ponto vermelho é a Ilha de Páscoa.

Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics