quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dilma admite que Brasil tem as taxas de juros mais altas do mundo

Brasil e China fazem acordos de cooperação tecnológica, defesa, esporte, entre outros; a mandatária sul-americana

A presidenta Dilma Rousseff admitiu, nesta terça-feira (12/4), durante sua viagem à China, que o Brasil opera com as taxas de juros mais elevadas do mundo, mas que a longo prazo estuda criar taxas mais competitivas com o mercado internacional. “Eu não estou dizendo que vou derrubar os juros depois de amanhã. Estou dizendo que num horizonte de quatro anos é possível sim, perfeitamente. Esse é o grande desafio que o Brasil vai ter que enfrentar pelo menos dessa vez”, concluiu.

Imagem: Presidência do Brasil/Divulgação

Dilma Rousseff e Hu Jintao no Palácio do Povo
Foram fechados acordos nas seguintes áreas: aeronáutica, agricultura, ciência e tecnologia, defesa, educação, energia, energia elétrica, esporte, inspeção e quarentena, política, recursos hídricos, telecomunicações etc.

Na área de aeronáutica pode ser citada a venda de 40 aviões brasileiros, do modelo “Embraer 190”, sendo que 30, para a China Southern Airlines, cuja negociação foi de US$ 1,25 bilhão de dólares (R$ 1.98 bilhão, com base na cotação desta terça-feira, 12 ). Os outros 10 foram para a Hebei Airlines. Estuda-se também a fabricação do modelo “Legacy 600/650”, em solo asiático, que será discutido nas próximas semanas.

Brasil e China também assinaram acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, especialmente, a nanotecnologia, com a criação do Centro Brasil-China de Inovação em Nanotecnologia, e o bambu.

Em temas de defesa, medicina militar e treinamento conjunto, por exemplo. E, também a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com maior presença dos países em desenvolvimento.

Já na área dos esportes, o intercâmbio de atletas e a cooperação para a realização de eventos desse gênero, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, pelo fato de os chineses já terem experiência com os Jogos de 2008. Em 2014, a nação asiática realizará os Jogos Olímpicos Juvenis.

Já na área de telecomunicações está, por exemplo, a instalação de uma fábrica em território brasileiro, da Foxconn (maior fornecedor de produtos da Apple na China), para produzir ipads, e também a fabricação de um satélite espacial binacional.

O tema inspeção e quarentena é basicamente sobre a questão de qualidade e segurança dos produtos ao consumidor.

Outra novidade no encontro entre Dilma Rousseff e Hu Jintao (líder chinês) é a entrada da carne suína brasileira em território asiático. Está em discussão a exportação de sêmen de bovinos, frutas cítricas nacionais, gelatina, milho e folha de tabaco, além da importação de maçãs e peras.

Discutiu-se também o desenvolvimento de um satélite aeroespacial binacional. Já na área de cultura, a criação do Centro Cultural do Brasil da China e o Centro Cultural da China no Brasil, além de realizarem o evento “Mês do Brasil na China”, e vice-versa.

Ambos coincidiram em construir uma “ordem internacional mais justa, equitativa e ordenada, com vistas a salvaguardar a paz e a segurança internacionais e promover o desenvolvimento, a democracia, os direitos humanos e a justiça social”. Na ocasião, a mandatária sul-americana confortou seu maior parceiro comercial com esta declaração: “todos os países têm problemas de direitos humanos. Nós sempre começamos a falar dos nossos – nós temos problemas de direitos humanos; todos os países têm. Nossa posição sobre direitos humanos nessa questão está expressa na nossa nota conjunta, assim como a posição em relação ao caso recente da nossa nota conjunta com os Estados Unidos (quando o líder estadunidense, Barack Obama, esteve no Brasil, entre os dias 19 e 20 do mês passado).

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics