quarta-feira, 6 de abril de 2011

Equador expulsa embaixadora dos EUA, após revelações de Wikileaks

Quatro meses se passaram após as primeiras revelações divulgadas pelo site “Wikileaks” sobre a conduta de suposta espionagem internacional por parte do governo norte-americano, mas os efeitos desastrosos e os ressentimentos continuam. E, foi por causa disso, que o governo do Equador considerou a embaixadora estadunidense, Heather Hodges, como “persona non grata”, e lhe pediu, nesta terça-feira (5/4), que se retirasse o mais rápido possível do país.

As autoridades sul-americanas não se contentaram com as explicações dadas pela representante de Washington, que teria afirmado a existência de um suposto esquema de corrupção policial “facilmente manipulável”, inclusive que seria de conhecimento do presidente Rafael Correa. A diplomata teria alegado ao chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que não poderia responder a tal questionamento, uma vez que essa informação teria sido “roubada” e publicada.

Vídeo: Youtube/Governo do Equador/Divulgação


Ministro Ricardo Patiño, em conferência de imprensa, sobre a expulsão da embaixadora dos EUA.

Em nota, o líder equatoriano afirmou que tal acusação é “inaceitável” e “maliciosa”, justificando a luta de seu governo contra a corrupção na tentativa de golpe de estado ocorrida em setembro do ano passado, quando ele foi atingido por uma bomba de gás e detido por 12 horas, por militares. Além disso, criticou os Estados Unidos por se intrometerem em “assuntos internos”.

O Departamento de Estado norte-americano informou lamentar a decisão, e que examinará as opções para responder à determinação de Quito.

Recentemente, o embaixador dos EUA, no México, Carlos Pascual, renunciou ao cargo. Ele teria criticado o despreparo das Forças Armadas astecas para enfrentar o narcotráfico, embora esta não tenha sido a causa oficial de sua saída.

Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics