sexta-feira, 8 de abril de 2011

EUA podem fechar consulados pelo mundo e paralisar serviços

Cerca de 800 mil militares podem paralisar serviços já a partir da 0h01, deste sábado, 9 de abril.

O Departamento de Estado norte-americano informou que pretende cancelar o “Dia do Passaporte nos Estados Unidos”, que ocorreria amanhã (9/4). O evento – realizado anualmente – serviria para facilitar a emissão e o recebimento de passaportes para cidadãos daquele país sem hora marcada. O motivo seria uma possível paralisação do governo com seus escritórios no exterior.

Se o Congresso estadunidense não aprovar até à meia-noite desta sexta-feira (8/4), um pacote para o ano fiscal – que começou em outubro do ano passado e vai até setembro deste ano – serviços governamentais também poderiam ser suspensos.

Caso os serviços consulares sejam suspensos, o Departamento de Estado só concederia vistos a americanos em caso de necessidade e/ou urgência. Já as Embaixadas e Consulados no Exterior poderiam informar com antecedência o cancelamento de vistos de viagem para a América do Norte.

Serviços na área de defesa e transporte também seriam prejudicados. Se o orçamento solicitado pela administração Obama não for aprovado – já que o Congresso está dividido com o objetivo de reduzir gastos – cerca de 800 mil militares deixariam suas funções já a partir do primeiro minuto deste sábado (hora local). E, se isto ocorrer, o Congresso então deverá decidir se vai pagar aos funcionários públicos que paralisaram suas funções durante esse período.

Museus como o Smithsonian, em Washington, e parques nacionais poderiam ser fechados em todo o país. No entanto, as atividades militares no exterior e na região de fronteira continuariam funcionando normalmente.

Senadores tentam conter o déficit público norte-americano, agravado pelas duas últimas administrações – a de George W. Bush e Barack Obama – entre dezembro de 2007 a junho de 2009. O atual governo tenta uma aprovação definitiva do orçamento de 2011, para acabar com as provisões temporárias.

Leia também:

EUA: Congresso faz acordo e evita paralisação dos serviços públicos

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics