terça-feira, 24 de maio de 2011

Enem 2011: inscrições até 10 de junho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2011, começaram às 10h, desta segunda-feira (23/5) e vão até às 23h59, do dia 10 de junho, com base no horário de Brasília, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Se esse ano não tiver nova guerra de liminares entre a Justiça e o MEC, por causa do prazo de inscrições ou de possíveis casos de estudantes que não possuam CPF, impedidos de se cadastrarem, por exemplo, as provas deverão ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro, sábado e domingo, respectivamente. No primeiro dia serão aplicadas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, (Biologia, Física e Química) com duração de quatro horas e meia. Já no segundo dia, os exames serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Língua Estrangeira, Tecnologia da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física), Redação e Matemática e suas Tecnologias (Matemática), com duração de cinco horas e meia.

Ao todo são sete passos:

O primeiro consiste em colocar o CPF, nome, o nome da mãe e o sexo;

O segundo, dados pessoais, como: identidade, CEP, dizer se é portador de necessidades especiais ou não etc.

O terceiro, escolher uma língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol), local da prova e cadastrar uma senha de seis caracteres para eventuais consultas.

O quarto passo é informar a situação escolar, se já concluiu o ensino médio ou não, e o ano que isso aconteceu.

Já o quinto é informar o nome da escola onde estudou e se cursou o Ensino Médio em instituição pública ou particular.

Enquanto o sexto passo se trata de um questionário sócio-econômico, no qual o candidato informa a renda média familiar, a quantidade de eletrodomésticos que possui, grau de instrução das pessoas que residem no mesmo endereço, como foi o ensino médio e se o mesmo atendeu suas expectativas, entre outras coisas. Para calcular a renda média per capita familiar, é preciso somar o salário de todos os que têm renda (que trabalham ou recebem pensão e/ou aposentadoria) e dividir o total pelo número de moradores da casa, incluindo crianças e desempregados, se houver.

Por fim, o sétimo é a confirmação da inscrição. O estudante receberá um número que deverá ser guardado, junto com a senha cadastrada, para o acompanhamento da mesma, além de imprimir segunda via do cartão de confirmação com o local da prova, caso não receba a tempo, e no futuro acessar o sistema e informar a graduação desejada.

Os sabatistas deverão informar na inscrição sua condição, para que seja respeitada. No entanto, deverão se dirigir ao local dos exames no mesmo horário que os demais candidatos.

Os estudantes que concluíram o segundo grau em escola pública terão isenção da taxa de inscrição. Os que estudaram em colégio particular, mesmo com bolsa, de família de baixa renda, poderão também solicitar o não-pagamento da mesma, de R$ 35.

Teve problemas para fazer sua inscrição? Conte pra gente! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics