quinta-feira, 2 de junho de 2011

2 mil e 500 jovens contraem Aids diariamente

Adolescentes mulheres são as maiores vítimas

Número elevado do HIV no mundo

Em média, dois mil e 500 jovens são infectados diariamente pelo vírus HIV, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a a Infância (Unicef) com base em 2009, divulgado nesta quarta-feira (1/6). Apesar de o número de infectados ter diminuído, o resultado ainda é desanimador.

60% dos jovens soropositivos são mulheres. Na África subsaariana, área mais infectada, o percentual chega 72%. A entidade destaca que mulheres jovens e adolescentes correm mais riscos, por causa de sua “vulnerabilidade biológica, a desigualdade e a exclusão social”.

Ainda, de acordo com o Unifec, 41% dos contágios estão entre os jovens de 15 a 24 anos. A explicada dada é que nesse período eles se tornam sexualmente ativos. O relatório também menciona que muitas dessas infecções ocorrem por negligências e violações, no entanto, não especificou quais. Inclusive, sendo de conhecimento da família.

O documento não cita nada, por exemplo, se os maiores casos da doença estão entre os heterossexuais ou homossexuais.

Aids no Brasil

Um relatório divulgado, em fevereiro do ano passado, pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2000 a 2009, o maior número de casos do HIV estava entre garotas de 13 a 19 anos, e rapazes, de 20 a 24, sendo que neste gênero os gays eram a maioria.

Esperanças no combate à doença

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, publicado no mês passado, mostrou que se um indivíduo soropositivo fizer o tratamento com antirretrovirais, de modo efetivo, que consegue reduzir em até 96% o risco de contágio pelo sexo.

Ainda está em testes a eficácia do gel vaginal que pode diminuir em até 39% o perigo de contaminação. Até setembro de 2010, a ONU só havia divulgado a primeira etapa do estudo feito com mulheres entre 18 e 40 anos. A segunda seria feita com garotas entre 16 e 17, sexualmente ativas, na África do Sul.

Leia também:



Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics