quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hackers afirmam terem tirado do ar sites do governo federal

Informação atualizada em 23/06/2011, às 10h18

Imagem: Twitter/LulzSecBrasil/Reprodução


Um grupo de hackers brasileiros denominado “LulzSecBrasil” afirmou pelo twitter (foto) ter tirado do ar dois sites do governo federal – as páginas Brasil.gov.br e Presidencia.gov.br – na madrugada desta quarta-feira (22/6). A informação já confirmado pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro) da Presidência que, acrescentou que também houve uma tentativa de invasão na página da Receita Federal.

No último sábado (18), o grupo chegou a avisar que os ataques poderiam ocorrer, se conseguissem até o dia seguinte (19) mil seguidores no microblog.

No site oficial, um dos hackers – portando uma máscara e que se identifica como “Anonymous” (palavra inglesa que significa “anônimo) – justifica os ataques em uma suposta luta por um mundo “livre, sem opressão e pobreza”. “Nós apenas queremos tirar o poder investido e dá-lo de volta ao povo — que, em uma democracia, nunca deveria ter perdido isso, em primeiro lugar. O governo faz a lei. Isso não dá a eles o direito de violá-las. Anonymous vem observando a muito tempo a manipulação de informação largamente utilizada dentro do Brasil e chegou a hora de tomarmos uma atitude quanto a isso. Um governo sem transparência e um povo sem informação são os maiores perigos da democracia e o Brasil caminha cada vez mais para que esses dois perigos tirem ainda mais de sua população o pouco de liberdade que ela ainda tem”, argumenta o grupo.

“Chegou a hora de vocês conhecerem o poder que Anonymous tem. Nossa mensagem é simples e deve ser ouvida por todos os governantes deste país : não mintam para o povo e vocês não terão que se preocupar sobre suas mentiras serem expostas. Não façam acordos corruptos que vocês não terão que se preocupar sobre sua corrupção sendo desnudada. Não violem as regras e vocês não terão que se preocupar com os apuros que enfrentarão por causa disso. Vocês sabem que vocês não nos temem porque somos uma ameaça para a sociedade. Vocês nos temem porque nós somos uma ameaça à hierarquia estabelecida. O Anonymous vem provando nos últimos que uma hierarquia não é necessária para se atingir o progresso — talvez o que vocês realmente temam em nós seja a percepção de sua própria irrelevância em uma era em que a dependência em vocês foi superada. Seu verdadeiro terror não está em um coletivo de ativistas, mas no fato de que vocês e tudo aquilo que vocês defendem, pelas mudanças e pelo avanço da tecnologia, são, agora, necessidades excedentes. Finalmente, não cometam o erro de desafiar o Anonymous”, continua o grupo.

Contudo, não explicam como seus ataques cibernéticos poderiam favorecer à população brasileira.

O fato também foi citado na versão em inglês do microblog do grupo. Numa postagem do dia 20 deste mês, por exemplo, dizia que os hackers brasileiros eram bem-vindos a se juntarem à causa deles (sem mencionar qual).

Ataques anteriores

No dia 16 de fevereiro deste ano, outra página da Presidência da República, o Blog do Planalto, também sofreu ataque de um grupo de hackers denominado “Red Eye Crew”, cuja divulgação foi feita em primeira mão por LEITURA SUBJETIVA. Até hoje, o fato não foi confirmado pelo governo federal, mesmo tendo LEITURA SUBJETIVA enviado um e-mail e solicitado informação do mesmo, na época.

Leia também:

Blog da Presidência da República foi invadido por hackers

Sites do governo federal estão fora do ar

Site do IBGE é invadido por hackers

Sites do governo teriam sofrido 25 ataques, diz Serpro

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics