quarta-feira, 6 de julho de 2011

06/07/2011: terremoto de 7,6 graus em ilhas da Nova Zelândia

Informação atualizada em 07/07/2011, às 3h57

Em menos de 12 horas, 14 réplicas.

Um terremoto de 7,6 graus Richter foi registrado na Nova Zelândia, às 7h03 locais (16h03 em Brasília), desta quarta-feira (6/7). O epicentro de 20 km de profundidade foi na região das Ilhas Kermadec, a 1.185 nordeste da cidade de Auckland, de acordo com o Serviço Geológico do EUA (USGS, sigla em inglês).

Tanto o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico quanto a Defesa Civil neozelandesa chegaram a emitir alerta de tsunami para a região, mas o mesmo já foi cancelado. E, apesar de terem confirmado um tsunami decorrente do abalo, as autoridades do arquipélago oceânico dizem que as ondas não representam uma ameaça para a população. No entanto, recomendaram que todos ficassem atentos para possíveis réplicas nas próximas 24 horas.

Pelo menos 14 réplicas de magnitudes entre 4,7 e 5,6 graus Richter foram registradas em menos de 12 horas na região.

O surpreendente, até a publicação desta notícia, é que não há informações por parte do Centro Geológico da Nova Zelândia (Geonet) sobre o tremor considerado fortíssimo. Mas, essa não seria a primeira vez que esse serviço entraria em contradição com o USGS americano. Ontem (5), por exemplo, o serviço neozelandês informou haver ocorrido um abalo de 6,5 graus Richter, na Ilha Norte, enquanto o estadunidense, 5,3 graus na mesma escala.

Até a publicação desta notícia não haviam informações sobre vítimas e/ou danos materiais. Você vive na Nova Zelândia ou em algum país próximo e sentiu o terremoto? Conte pra gente! Deixe seu comentário ou envie seu e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Imagem: Google Mapas


Região onde ocorreu o tremor de 7,6 graus Richter

Leia também:

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics