domingo, 10 de julho de 2011

10/07/2011: terremoto de 7 graus no Japão

Informação atualizada em 10/07/2011, às 21h50

Alerta de tsunami já foi cancelado; pelo menos dez réplicas já foram registradas.

Um forte tremor de 7 graus Richter sacudiu o Japão, às 9h57 locais deste domingo, 10/7 (21h57 de sábado, 9/7, em Brasília). O epicentro de 34,9 km de profundidade foi na costa leste das Ilhas Honshu, a 212 km ao leste de Sendai, e a 409 km nordeste da capital Tóquio, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês).

No entanto, a Agência Meteorológica Japonesa disse que a magnitude teria sido de 7,1 graus Richter. Além disso, um alerta de tsunami foi emitido para Fukushima, Iwate e Miyagi, logo depois, sendo cancelado. Também foi nessa região que ocorreu o tremor de 9 graus Richter, que devastou o país, no último dia 11 de março, deixando ao menos 10 mortos.

Pelo menos dez réplicas de magnitudes entre 4,2 e 4,8 graus Richter já foram registradas em menos de 24 horas. Os tremores são muitos comuns na região. E desde a recente tragédia continuam sendo registrados, porém em escalas menores.

As autoridades japonesas acreditam que o tremor deste domingo (10), poderia ser ainda uma réplica daquele, de 9 graus Richter, que devastou o país em março passado.

Até a publicação desta notícia não haviam informações sobre vítimas e/ou danos materiais, devido ao abalo deste domingo (10). Você vive no Japão e sentiu o fenômeno? Conte pra gente! Deixe o seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Imagem: Google Mapas


Exibir mapa ampliado

Região onde ocorreu o terremoto deste sábado (10/7).

Leia também:

11/03/2011: terremoto de 8,9 graus no Japão deixa dezenas de mortos

Japão: já passam dos 10 mil mortos

Japão: um mês após a tragédia

Japão: terremoto de 7 graus deste domingo poderia ser réplica do que devastou o país

Japão: quatro meses após a tragédia

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics