sábado, 2 de julho de 2011

Dilma decreta luto de 7 dias pela morte do ex-presidente Itamar Franco

Informação atualizada em 03/07/2011, às 2h04

Político sofria de leucemia

Imagem: Presidência da República/Divulgação

A presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias pela morte do senador e ex-presidente da República, Itamar Franco (foto), de 81 anos, neste sábado (2/7).

O ex-governante morreu às 10h15, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), quando estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se tratar de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda. Ele estava hospitalizado desde o dia 21 de maio.

A presidenta Dilma chegou a oferecer o Palácio do Planalto para o velório, no entanto, o mesmo será realizado em Minas Gerais, estado pelo qual era senador. O corpo de Itamar Franco será velado no Palácio da Liberdade – sede do governo mineiro – e depois, cremado.

Em nota, o Partido Popular Socialista (PPS) disse que o ex-líder era um modelo de referência na "luta democrática e ética".

O governador do RJ, Sérgio Cabral (PMDB), também lamentou a morte do ex-mandatário. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comentou que, apesar de diferenças políticas com o político mineiro, isso não impediu a amizade entre eles.

Em nota, o governo mexicano também lamentou a morte de Itamar Franco, e destacou que foi em sua administração, que o Brasil aderiu ao Tratado de Tlatelolco, o qual estabelecia uma zona livre de armas nucleares na América Latina e no Caribe. Com isso, o país reforçava seus "vínculos de paz e segurança em toda a região".

Itamar Franco era engenheiro, e nasceu em 28 de junho de 1930 em um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado na capital baiana. Porém, viveu em Minas Gerais. Ele foi vice-presidente durante o governo do alagoano Fernando Collor de Melo, até que este foi derrubado, por causa de um impeachment, substituindo-o então, em novembro de 1992. O mandato de Itamar Franco foi até 1° de janeiro de 1995. Seu feito mais destacado foi a elaboração do Plano Real, em 1994, a moeda que estabilizaria futuramente a economia brasileira.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics