quarta-feira, 27 de julho de 2011

Leblon e Ipanema terão corredor de ônibus BRS

O sistema é o mesmo utilizado em Copacabana

Os bairros do Leblon e de Ipanema, na zona sul carioca, também terão o corredor exclusivo para ônibus a partir do dia 20 de agosto, um sábado. As vias que receberão o sistema são a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá, nos respectivos bairros. O sistema implantando é o BRS (abreviação inglesa para “Sistema Rápido de Ônibus”), o mesmo utilizado em Copacabana, desde fevereiro deste ano.

Diferente de Copacabana que conta com duas faixas preferenciais, Leblon e Ipanema só terão apenas uma. “Os ônibus não terão a possibilidade de ultrapassar como em Copacabana. Eles não poderão sair da faixa do BRS a não ser para ultrapassagem nos locais devidamente sinalizados, indo para a faixa que estará imediatamente ao lado do corredor BRS e, após a ação, retornando para a faixa natural de deslocamento. Na Avenida Ataulfo de Paiva existem as baias e será possível fazer as ultrapassagens com facilidade, mas, em Ipanema, não existem essas baias do lado direito e, portanto, as ultrapassagens terão que ser feitas na faixa da esquerda”, ressaltou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

“Como os dois bairros oferecem recuos na calçada dos dois lados da via, o BRS de Leblon e Ipanema ganhou uma característica nova: as baias do lado direito serão reservadas para carga e descarga, pontos de táxi e estacionamento de motos. Os automóveis deverão usar somente as baias do lado esquerdo. Os taxistas podem circular sem passageiro para acessar estes pontos, mas neste caso vale a mesma regra de não ultrapassar dois quarteirões”, acrescentou a Prefeitura.

Outra diferença em relação à Copacabana, que tem paradas específicas para cada grupo de linhas, é que os pontos de embarque das linhas BRS1 e BRS3 – apenas no trecho Leblon/Ipanema – estarão integrados e a uma distância de 350 metros. Enquanto as paradas BRS2, de 250 metros entre si.

Cinco linhas deixarão de circular entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre, ambas no Leblon: 438, 439, 512, 522 e 574.

O que continua igual nos corredores de Leblon/Ipanema em relação à Copacabana?

O horário de funcionamento do corredor expresso será o mesmo que de Copacabana: das 6h às 21h, nos dias úteis. E aos sábados, das 6h às 14h. Já aos domingos e feriados, o sistema não funciona.

Além disso, os veículos particulares que transitarem pelo corredor por dois quarteirões, poderão ser multados.

E a velocidade continua a mesma no corredor: 50 km por hora.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics