sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19/08/2011: terremoto de 6,8 graus no Japão

Informação atualizada em 19/08/2011, às 14h15.

Mais um forte terremoto foi registrado no Japão, às 14h36 locais (2h36 em Brasília) desta sexta-feira (19/8), sendo este de 6,8 graus Richter, segundo a Agência Meteorológica Japonesa. No entanto, o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês), afirmou inicialmente que a magnitude teria sido de 6,5 graus na mesma escala, logo depois, corrigindo para 6,3 graus.

O epicentro de 39,1 km de profundidade se localizou próximo à Costa Leste do arquipélago de Honshu, a 99 km ao sudeste de Sendai, e a 283 km ao nordeste da capital Tóquio.

Um alerta de tsunami teria sido emitido, mas 40 minutos depois, cancelado, segundo a emissora de TV local, NHK. Até a publicação desta noticia, não haviam relatos de vítimas e/ou danos materiais. Você vive no Japão e sentiu o abalo? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Em nota, a empresa responsável por monitorar as usinas nucleares, Tepco, disse que não havia nada anormal, por causa do sismo. Vale lembrar que no terremoto de março passado, pelo menos quatro reatores da usina, em Fukushima, teriam apresentado problemas, emitindo radiação.

Imagem: Google Earth

Região onde ocorreu o tremor. 

Na última quarta-feira (17), o país nipônico já tinha registrado um tremor de 6,2 graus Richter, aparentemente sem vítimas e/ou estragos de infraestrutura. O Japão está sobre três placas tectônicas: Euro-asiática, Norte-americana e Pacífica.

Também foi naquela região, que ocorreu o trágico terremoto de 9 graus Richter, do dia 11 de março deste ano, provocando ondas de tsunami de 16 metros de altura, assim matando mais de 10 mil pessoas, com outras milhares desaparecidas.


Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics