terça-feira, 23 de agosto de 2011

23/08/2011: terremoto de 5,8 graus sacode os Estados Unidos (Virgínia)

Informação atualizada em 24/08/2011, às 2h40

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) corrigiu de 5,9 para 5,8 graus Richter, a magnitude do terremoto sacudiu o país. O fenômeno foi registrado no estado da Virgínia, na costa leste, às 13h51 locais (14h51 em Brasília) desta terça-feira (23/8). O epicentro de aproximadamente 1 km de profundidade se localizou a 6 km ao sul-sudeste de Louisa, e a 134 km ao sudoeste da capital Washington.

Com essa correção, volta-se para a informação preliminar, que teria sido elevada em um décimo, e depois, minimizada.

O tremor chegou a ser sentido em cidades como Nova Iorque, além da capital Washington, em áreas próximas à Casa Branca, sede do governo estadunidense. Edifícios chegaram a ser evacuados durante o abalo, entre eles o Pentágono, sede do Departamento de Defesa, informou a imprensa local.

Também não houve alerta de tsunami, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, também americano. Até a publicação desta notícia, não haviam relatos de vítimas. Apenas pequenos danos materiais, como paredes que estremeceram e quadros teriam caído, por exemplo. Você vive nos Estados Unidos e sentiu o tremor? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Pelo menos três réplicas menores já teriam ocorrido: 2,8, 4,8 e 3,4 graus Richter, respectivamente.

Desde 1774, pelo menos, que costumam ocorrer tremores na região da Virgínia, embora não sejam comuns. O último, até então, registrado, tinha sido de 4,8 graus Richter, em 1875, destacou o USGS.

Imagem: Google Mapas


Região onde ocorreu o sismo de 5,9 graus Richter

Em tão pouco tempo esse já é o segundo tremor que abala o país. Às 23h46 locais da última segunda-feira, 22/8 (2h46 desta terça-feira, 23, em Brasília), um fenômeno de 5,3 graus Richter teria sacudido a região central do país. O epicentro foi ao sul do estado do Colorado, numa região divisa com o Novo México. Não houve vítimas, mas alguns imóveis e estradas sofreram danos leves, relatou a imprensa local.
 
Leia também:
 

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics