segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Venezuela: partido de Hugo Chávez critica oposição por ter pedido apoio estrangeiro nas eleições de 2012

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) – do presidente Hugo Chávez – criticou, neste domingo (14/8), a oposição, por ter pedido o apoio do Partido Popular (PP) espanhol nas eleições de 2012. Com isso, o senador europeu Dionísio Garcia teria solicitado à ministra de Assuntos Exteriores de seu país, Trinidad Jiménez, que apoiasse à Mesa da Unidade Venezuelana (Mud), movimento de direita e anti-chavista.

Para o PSUV, ao apoio dos espanhóis representariam uma interferência e “uma clara violação das normas essenciais da convivência internacional entre nações e povos. Além de uma postura política arrogante e intolerante”.

“Este acordo entre o PP espanhol e a Mud não nos surpreende. Vão [os opositores] à Espanha se colocarem ao serviço dos mais escuros interesses imperiais e fascistas. Atitude anti-patriota que não deterá nosso processo político de mudança e transformação, econômica, social e cultural, cuja legitimidade reside e residirá para sempre no povo soberano da Venezuela”, afirmam os dirigentes do partido de Chávez.

Em nota, o PSUV disse que os partidos de direita espanhóis deveriam se preocupar e se ocuparem da “grave crise econômica e social pela qual seu país atravessa (...), ao invés de se intrometerem nos assuntos internos da Venezuela”.

Não foi explicado como os europeus poderiam apoiar os opositores de Hugo Chávez, se com fiscalização nas eleições, por exemplo. Apenas se sabe o que os motivou a fazerem isso: o fato de o governante sul-americano ter afirmado no final do mês passado, que se candidataria novamente às eleições, e de seu desejo de continuar no cargo até 2031, considerando que já está no poder desde 1999. O desejo de permanecer na presidência foi dito em ocasião especial: às vésperas de seu aniversário de 57 anos, no mês de comemoração dos 200 anos de independência da nação, e num momento em que o mandatário enfrenta um câncer em alguma parte do corpo nunca divulgada.

Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics