domingo, 11 de setembro de 2011

11/9: Dilma envia mensagem de solidariedade a Obama pelos dez anos do atentado

Para embaixadora norte-americana, não há nada que se possa dizer para consolar aos familiares

Imagem: Divulgação.
WTC, uma triste lembrança.
A presidenta Dilma Rousseff enviou, neste sábado (10/9), uma mensagem de solidariedade ao presidente norte-americano, Barack Obama, pelos dez anos do atentado terrorista ocorrido na manhã do dia 11 de setembro de 2001, que marcou o mundo. Segue, abaixo, a nota, na íntegra:

Senhor Presidente,

Em nome do povo e do governo do Brasil, expresso nossa solidariedade e pesar à nação norte-americana, no dia em que se completam dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Creio que a maior homenagem que podemos prestar aos mais de três mil inocentes que pereceram naquela data é, tendo por inspiração a coragem exibida pelo povo dos EUA em face da tragédia, continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento.

Nesse assunto, partilho plenamente a visão de Vossa Excelência, expressa em discurso na cidade do Cairo, de que o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas, inclusive por meio da reconciliação entre o ocidente e o mundo árabe, pela eliminação do armamentismo nuclear, pela afirmação da democracia, pelo respeito à liberdade religiosa e aos direitos humanos e da mulher, pela promoção do desenvolvimento econômico e a criação de oportunidades para todos em um mundo de paz e cooperação. Conte com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa.

Mais alta consideração,

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Homenagens pelo 10° aniversário

A Casa Branca – sede do governo – disse que o “11 de setembro” se tornou o Dia Nacional do Serviço e da Lembrança.

Ontem (10), políticos estadunidenses teriam participado de uma cerimônia em dedicação ao Memorial do Vôo 93, em Shanksville, na Pensilvânia. Entre os presentes estavam: o vice-presidente, Joe Biden, além de ex-líderes como George W. Bush – acompanhado da ex primeira-dama, Laura Bush – e Bill Clinton, por exemplo. O memorial é um muro com os nomes dos 40 passageiros do vôo que partiu de Newark rumo a Los Angeles. Durante a viagem, os passageiros teriam sido informados sobre o incidente no World Trade Center (WTC) [foto] e tentando impedir que a aeronave mudasse a rota para Washington, evitando assim que colidisse na Casa Branca ou Capitólio, dois possíveis alvos.

Na última sexta-feira (9), também houve homenagem às vítimas da tragédia na sede das Nações Unidas, em Washington. Na ocasião, a embaixadora norte-americana, Susan Rice, teria dito que não havia nada que se pudesse dizer para consolar aos familiares das vítimas.

“Mas, recordemos que o judaísmo, o cristianismo e o islamismo têm o mesmo princípio: aquele que mata uma pessoa é como se tivesse matado ao mundo inteiro, mas quem salva uma vida é como se a fizesse também ao mundo todo. Porque cada alma é incalculavelmente valiosa e não pode ser substituída”, acrescentou Rice.

O fim de Osama Bin Laden

Já no final da noite do dia 1° de maio (hora local), o mandatário estadunidense fez um pronunciamento na TV, afirmando ter capturado o terrorista número um da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, considerado o responsável pelo atentado. A operação que levou à morte do líder terrorista ocorreu no Paquistão, onde estava escondido.

Bin Laden teria levado tiro na cabeça. Mas, até hoje nenhuma foto que comprovasse o feito foi mostrada publicamente, tampouco o corpo, jamais encontrado. O que gerou dúvidas à comunidade internacional na época.

Sobre o atentado

Dez anos atrás, três mil pessoas teriam morrido, depois que dois aviões – seqüestrados por terroristas da Al-Qaeda – colidiram com as Torres Gêmeas do WTC, em Nova Iorque, e ainda uma terceira aeronave, no Pentágono, sede do Departamento de Defesa. Bush era o chefe de Estado.

Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics