segunda-feira, 19 de setembro de 2011

18/09/2011: terremoto de 6,9 graus na Índia deixa dezenas de mortos

Já passam dos 60 o número de mortos no terremoto de 6,9 graus Richter, que sacudiu o norte da Índia, no último domingo (18/9). O fenômeno ocorreu às 18h25 locais (9h40 em Brasília). A cifra de vítimas fatais pode chegar a 71, segundo a imprensa local.

O epicentro do tremor de 19,7 km de profundidade se localizou na região de Sikkim, de fronteira entre o Nepal e o Tibete, na China, a 272 km ao leste de Kathmandu (Nepal), e a 572 km ao norte de Calcutá. A área compreende as montanhas do Himalaia e está próxima à placa tectônica Eurasiática. O maior abalo já registrado naquela localidade teria sido de 6,1 graus Richter, em 1980, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês).

Imagem: Google Mapas


Região onde ocorreu o terremoto, marcada com a seta verde.

Pelo menos 400 pessoas já teriam sido resgatadas, entre elas turistas do próprio país e estrangeiros. Os meios locais afirmam que o governo teria disponibilizado cerca de cinco mil soldados, seis aviões e 15 helicópteros para ajudar na busca e resgate de sobreviventes.

Pelo menos duas réplicas teriam sido registradas naquele mesmo domingo. Uma de 4,8 graus Richter e a outra de 4,6, na mesma escala, respectivamente.

Você vive na região e tem informações sobre essa tragédia? Conte pra gente! Deixe seu comentário ou nos envie uma mensagem para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics