sexta-feira, 28 de outubro de 2011

28/10/2011: terremoto de 6,9 graus no Peru

Informação atualizada em 29/10/2011, à 1h25

Já ocorreram pelo menos seis réplicas nas últimas horas

Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, e 35 casas tiveram danos de infraestrutura, devido ao forte terremoto de 6,9 graus Richter sacudiu a costa central do Peru, às 13h54 locais (16h54 no horário brasileiro de verão) desta sexta-feira (28/10), de acordo com o diário local "El Comercio".

Dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês) mostram que o epicentro de 23,9 km de profundidade se localizou a 51 km ao sul-sudoeste de Ica, e a 288 km ao sul-sudeste da capital Lima. Desde então, a nação sul-americana registrou ao menos seis réplicas com magnitudes entre 4,7 e 5,5 graus Richter.

No entanto, o Instituto Geofísico do Peru (IGP) afirmou que a magnitude teria sido de 6,7 graus na mesma escala.

As redes de telefonias fixa e móvel entraram em colapso na região, de acordo com o diário local "La República".

As autoridades peruanas disseram que, o tremor desta sexta-feira poderia ser ainda uma réplica do mesmo fenômeno, de 8 graus Richter, ocorrido no dia 15 de agosto de 2007, que resultou na morte de mais de 500 pessoas e mais de dois mil feridos.

Não houve alertas de tsunami. Você mora no Peru e sentiu o abalo? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Imagem: Google Mapas


Região onde se registrou o tremor

No dia 24 de agosto passado, por exemplo, ocorreu um terremoto de 7 graus Richter naquela nação sul-americana, numa área bem próxima à fronteira com o Brasil.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics