terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rio: matrícula 2012 para escolas municipais vai até 25/11

Quem já estuda na Rede Municipal tem renovação de matrícula automática

Começou nesta terça-feira (25/10), pela internet, o período de pré-matrícula para as escolas da Rede Municipal de ensino do Rio de Janeiro, para o ano letivo de 2012. As vagas estão abertas para todas as séries e vão até o dia 25 de novembro.

Será possível sugerir até cinco opções de escolas. O critério abordado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) será o bairro onde o estudante mora, encaminhando-o para uma das unidades de ensino mais próximas da residência.

As crianças que tiverem 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano que vem, deverão ser matriculadas na Pré-escola. Já as de 6 a 8 anos – também na mesma data –, no 1° ano. E os jovens de 15 anos ou mais, ou se estiver estudando à noite, poderão ser matriculados no Programa de Educação para Jovens e Adultos (Peja).

Para os estudantes da rede particular ou de outros municípios e estados, que estão migrando para as escolas públicas cariocas, será preciso também solicitar o histórico escolar junto ao antigo colégio. O prazo de entrega após inscrição na nova escola é de 30 dias. No ato da inscrição, é fundamental ver a tabela de equivalência, conforme abaixo:

Os estudantes portadores de necessidades especiais poderão, por exemplo, solicitar matrícula em escolas regulares ou adequadas às condições, de acordo com a SME.

E quem já estuda nas escolas da Prefeitura, tem a renovação de matrícula automática.

Segue, abaixo, a tabela de equivalência do ano/série do Ensino Fundamental em comparação com as escolas de outras regiões:

1° ano – Classe de alfabetização.

2° ano – 1ª série.

3° ano – 2ª série.

4° ano – 3ª série.

5° ano – 4ª série.

6° ano – 5ª série.

7° ano – 6ª série.

8° ano – 7ª série.

9° ano – 8ª série.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics