domingo, 13 de novembro de 2011

Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu estão pacificadas

Imagem: Governo RJ/Divulgação/Creative Commons

As comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu foram oficialmente pacificadas, às 6h da manhã, deste domingo (13/11), de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A Operação Choque de Paz, para a retomada das favelas e devolução ao Poder Público começou por volta das 4h da manhã, desta madrugada.

Cerca de três mil policiais teriam participado da operação, sendo estes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, incluindo 194 fuzileiros navais. A operação também teve o apoio de 40 agentes da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET-Rio), 20 guardas municipais e 37 soldados do Corpo de Bombeiros e de 13 cães farejadores da PM.

Foram utilizados sete helicópteros das duas polícias fluminenses, 18 veículos blindados da Marinha (foto 1), seis do Batalhão de Operações Especiais (Bope), 485 viaturas da Polícia Militar, 96 da Polícia Civil, 15 da PF, 13 da PRF, nove do Corpo de Bombeiros e seis ambulâncias.

“No dia de hoje, concluímos a segunda fase da operação, que começou no início deste mês. Entregamos áreas que estavam nas mãos do império paralelo há 30, 40 anos. Os trunfos do Estado do Rio são ação combinada e quebra de paradigma territorial. Essa fase inicial se encerra hoje e começa um trabalho mais específico, de vasculhamento nas comunidades. A instalação da UPP será feita de forma gradativa”, destacou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Já o governador do Rio, Sérgio Cabral, destacou que a data é histórica para o Brasil, e ressaltou a importância do apoio das forças de segurança dos Executivos estadual, federal e municipal, para garantir o sucesso da operação.

Na Rocinha

Pelo menos 13 armas (12 fuzis e uma metralhadora), 10 rojões usados para derrubar helicópteros teriam sido apreendidos na Rocinha, neste domingo (13). Os policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) encontraram 35 motos abandonadas, e uma caminhonete Hillux, que foi recuperada na Estrada da Gávea. Esses veículos seriam levados para o Pátio da Polícia Civil, em Deodoro, na zona oeste. Outras 20 motos e quatro carros também foram apreendidos por agentes da Prefeitura, por estarem com documentação irregular.

Pelo menos 70 quilos de pasta de cocaína, 40 tabletes de maconha, 10 munições para os mais variados calibres, uma farda do Exército, uma camisa da Polícia Civil e uma capa de colete à prova de balas foram achados por policias do Bope e do Batalhão de Choque. Além de três machados e um material de enfermagem. Inclusive, eles estouraram uma central clandestina de TV a cabo, conhecida na comunidade por “Gatonet”.

No Vidigal

Já no Vidigal, a Secretaria de Segurança Pública informou ter encontrado 16 máquinas caça-níqueis, no Vidigal.

Denúncia

Imagem: Governo do RJ/Divulgação/Creative Commons

As forças de segurança do Rio estão pedindo à população das comunidades ocupadas a denunciarem a localização de criminosos foragidos, armas e drogas. A delegada da Polícia Civil, Marta Rocha, por exemplo, fez um apelo especial às mulheres. É possível ligar para o Disque-Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177, ou também para o Bope (foto 2), que estaria distribuindo cartazes aos moradores, e que garantem o anonimato das denúncias.

Você vive em alguma das comunidades pacificadas e tem informações e/ou imagens? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Repercussão

A notícia sobre a operação Choque de Paz repercutiu também nos principais meios internacionais, tais como: os argentinos “Clarin” e “La Nación”, o espanhol “El País”, a americana “CNN”, no Qatar, “Al-Jazeera”, entre outros.

Desde a madrugada deste domingo, as palavras “Rocinha” e “Vidigal” estavam entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Leia também:

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics