quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cristina Kirchner tem câncer na tireóide e fará quimioterapia

Informação atualizada em 28/12/2011, às 5h03.
Mais um governante latino-americano entra para a lista dos líderes políticos que tiveram câncer nos últimos anos. Desta vez, é a presidenta argentina, Cristina Kirchner, que estaria com um tumor na tireóide e será operada, informou o secretário de Comunicação Pública, Alfredo Scoccimarro, nesta terça-feira (27/12).

No último dia 22/12, durante um exame de rotina, os médicos teriam detectado um “carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tireóide”, e afirmaram a inexistência de metástase e “falta de compromisso dos gânglios linfáticos”. Carcinoma é o tipo de câncer que começa em tecidos epiteliais, tais como a pele ou mucosas, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer no Brasil (Inca). A ausência de metástase significa que, a doença não está espalhada em outras partes do corpo. E falta de compromisso dos gânglios linfáticos quer dizer que, estes não estão aumentados na região afetada. Esses gânglios atuam na defesa de infecções, produzindo anticorpos.

A mandatária fará uma cirurgia no próximo dia 4 de janeiro e ficará internada por até 72 duas horas, período em que passará por um tratamento de quimioterapia. E ficará de licença médica até o dia 24 do mesmo mês.

Durante esse período de repouso, a Presidência será assumida pelo vice, Amado Boudou. No último dia 10, Cristina Kirchner reassumiu o cargo por mais um mandato, após ter sido reeleita nas últimas eleições.

Pelo Twitter, o presidente mexicano, Felipe Calderón, deseja melhoras à sua homologa sul-americana: “@CFKArgentina me intero do câncer descoberto à nossa estimada amiga Cristina Fernández. Animo Presidenta e se restabeleça logo!!”

A líder argentina entra na lista dos colegas políticos que já tiveram algum tipo de câncer, como o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff, Hugo Chávez (Venezuela) e Fernando Lugo (Paraguai), por exemplo. Fora o petista, que ainda está se tratando, os demais já teriam se curado da doença.

Leia também:

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics