quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Brasil concede visto à dissidente cubana para visitar o país em fevereiro

Imagem: Yoani Sanchez/Reprodução

O Itamaraty concedeu, nesta quarta-feira (25/1), visto de turista (foto), à dissidente e blogueira cubana Yoani Sánchez, para que ela possa vir ao país no próximo dia 10 de fevereiro. Ela foi convidada pelo cineasta Cláudio Galvão da Silva a participar da estréia do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, em Jequié, na Bahia.

Em seu perfil no Twitter, ela postou foto do visto e a seguinte mensagem: “Já tenho o visto para #Brasil. Agora falta o mais difícil, a permissão para sair [de Cuba]”.

O pedido para viajar ao nordeste brasileiro foi feito na última sexta-feira (20), na Embaixada Brasileira, na capital Havana.

A permissão do governo brasileiro não garante que ela possa deixar a ilha centro-americana. Pois, vai depender das autoridades locais. Ela já foi impedida pelo governo cubano de deixar o país 18 vezes. Em uma carta enviada no último dia 18, à presidenta Dilma Rousseff, a ativista pede que a mandatária interceda a seu favor, e que as duas possam se encontrar, já que estará visitando seu homólogo Raúl Castro no final deste mês. No documento, a blogueira mencionou que Cuba estaria violando o 13° artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que trata sobre a liberdade de ir e vir. No entanto, o encontro não está confirmado.

Yoani Sánchez é famosa por sua oposição ao regime dos irmãos Castro, e mantém o blog “Generación Y”, no qual denuncia a atuação de seu governo.

Leia também:

Cuba nega permissão a Yoani Sánchez para que possa vir ao Brasil

Yoani Sánchez: uma heroína cubana

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics