segunda-feira, 26 de março de 2012

25/03/2012: terremoto de 7,1 graus no Chile

Um fortíssimo terremoto de 7,1 graus Richter sacudiu o Chile, às 19h37 locais (mesmo horário em Brasília) deste domingo (25/3). O epicentro de 30 km de profundidade se localizou na região de Maule, a 27 km ao norte-noroeste de Talca, e a 219 km ao sul-sudoeste da capital Santiago. A informação preliminar do Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês), que já foi corrigida, era de 7,2 graus na mesma escala.

Imagem: Google Mapas


Região onde se registrou o abalo

No entanto, de acordo com o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, sigla em espanhol), do Chile, a magnitude teria sido de 7 graus Richter. Antes, o órgão disse que era de 6,4 graus na mesma escala, mas já fez também a correção. O tremor não reunia condições de gerar um tsunami. Ao início da noite, as autoridades teriam suspendido a evacuação preventiva nas regiões costeiras de Bio-Bio e Valparaíso, porém depois teriam decidido fazer uma evacuação na costa de Maule, que também foi novamente cancelada.

Uma pessoa morreu, por causa de uma parada cardiorrespiratória, em Maule, Outra pessoa teria sofrido um acidente de trânsito, em Bio-Bio, e outras duas, leves lesões, em Maipu, devido ao “desprendimento do teto no Templo Votivo”. No total, oito pessoas teriam se ferido. Os serviços de telefonia ficaram congestionados e também houve suspensão do fornecimento de energia, ressaltou a Onemi.

O Chile é alvo constante de sismos, no entanto, é um dos países mais preparados para lidar com segurança com esses fenômenos. Você mora no Chile e sentiu os tremores? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics