terça-feira, 10 de julho de 2012

Descanse em paz, Dom Eugênio Sales

Velório será nesta terça-feira (10), e sepultamento, na quarta-feira (11).

Imagem: Arquidiocese do Rio/Divulgação

 
Morreu aos 91 anos, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Eugênio Sales, às 22h30 desta segunda-feira (9/7), informou a Arquidiocese carioca. O motivo teria sido causas naturais e foi em casa, no Sumaré, de acordo com o Jornal O Globo. Segue, abaixo, nota divulgada na íntegra pela instituição religiosa:

“É com pesar que a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro noticia o falecimento de seu Arcebispo Emérito Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, na madrugada desta segunda-feira, 9 de julho de 2012.

Dom Eugenio de Araujo Sales, o mais antigo Cardeal da Igreja Católica, era Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do Título de São Gregório VII. Seu lema, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, foi: "Impendam et Superimpendar" (2Cor 12,15: “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”)”.

“Nosso querido Cardeal Dom Eugênio faleceu. Pedimos orações pelo seu descanso eterno!”, comentou o atual arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, em seu perfil no Twitter.

O velório acontecerá nesta terça-feira (10), na Catedral de São Sebastião, com missas de duas em duas horas. E o enterro, no próprio local, no final da tarde da próxima quarta-feira (11).

Um breve resumo sobre Dom Eugênio Sales

Dom Eugênio Sales nasceu em Acari (RN), no dia 8 de novembro de 1920. Em 1943, se tornou diácono e, no mesmo ano, sacerdote, quando realizou sua primeira missa. E em março de 1971, foi nomeado pelo falecido Papa Paulo VI arcebispo da Arquidiocese do Rio, tomando posse no mês seguinte.

Com uma vida dedicada à fé católica, o religioso recebeu inúmeras homenagens, como a Comenda recebida no Senado Federal em dezembro passado, por sua atuação em prol dos direitos humanos; “Personalidade Cidadania” dos anos de 2008 e 2009 etc.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics