segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rio se torna Patrimônio Cultural da Humanidade

A Cidade do Rio de Janeiro se tornou Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural no último domingo (1/7), após aprovação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), durante sua 36ª reunião, em São Petesburgo, na Rússia.

O conjunto de cenários contemplados é: a Baía da Guanabara, os Morros do Pão de Açúcar e Cara de Cão, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana até o Parque Nacional da Tijuca (considerada a maior floresta urbana do mundo), o Cristo Redentor e o Jardim Botânico.

O ingresso do Rio como Patrimônio foi lançado em 2002, mas precisava de novas avaliações para delimitar o espaço a ser analisado pela Unesco. Em 2008, novos trabalhos foram realizados por meio de parcerias entre Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura, Governo do Estado e empresas privadas. Com a inclusão da Cidade Maravilhosa, o país passa a ter 19 locais na lista de Patrimônios Mundiais, afirmou a entidade.

“Hoje a Unesco fez aquilo que todos nós, brasileiros, já sabíamos: tombou como patrimônio da humanidade essa paisagem cultural fantástica que é o Rio de Janeiro. Um misto de uma natureza exuberante com os ícones que foram sendo criados e o que há de melhor no Rio, o povo carioca”, comemorou o prefeito Eduardo Paes.

O governador fluminense, Sérgio Cabral, também comemorou a decisão da Unesco, e disse que o feito soma-se às conquistas da cidade, que já vêm ocorrendo desde 2007 (referências ao fato de o Cristo Redentor ter se tornado uma das Maravilhas do Mundo Moderno e aos Jogos Pan Americanos).

Em nota, publicada na íntegra, a presidenta Dilma Rousseff parabenizou:

“Nota à Imprensa

A presidenta da República, Dilma Rousseff, parabeniza toda a população do Rio de Janeiro pelo título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana, concedido à cidade pela Unesco, em reunião realizada em São Petersburgo, na Rússia.

Dilma Rousseff telefonou na manhã deste domingo ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e ao prefeito Eduardo Paes congratulando-se com a homenagem ao Rio.

A presidenta considera o reconhecimento da Cidade Maravilhosa como Patrimônio Mundial motivo de orgulho para todo o Brasil e um estímulo para que a cidade do Rio de Janeiro prossiga em sua trajetória de revitalização e crescimento, que tem melhorado a vida de seus habitantes. Com suas belezas naturais e a intervenção criativa do homem em sua paisagem urbana, o Rio encanta a todos que o visitam.

Para Dilma Rousseff, o título chega num momento em que o Rio de Janeiro mostra ter competência e capacidade de gestão para sediar importantes eventos nacionais e internacionais, como a Rio+20, realizada há poucos dias, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.”

Sem dúvida, essa nova conquista valoriza ainda mais os imóveis cariocas, especialmente os da zona sul.

O Rio de Janeiro tem vivido uma excelente fase desde 2007, como já foi dito. No ano passado, por exemplo, ocorreram os Jogos Mundiais Militares. Neste ano, houve, recentemente, a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente). No ano que vem acontecerão a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Em 2014, a Copa do Mundo, em 2015, o Torneio Mundial de Judô, e em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics