sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Filipinas: terremoto de 7,6 graus mata um, fere mais um e destrói cinco casas

Pelo menos uma pessoa morreu, por causa do terremoto de 7,7 graus Richter que sacudiu as Filipinas às 20h47 locais (9h47 em Brasília) desta sexta-feira (31/8). Uma pessoa também ficou ferida e cinco casas teriam sido afetadas, por causa da inundação naquele instante, provocada por um pequeno tsunami de três centímetros de altura, de acordo com o Conselho Nacional de Gerenciamento e Redução de Riscos de Desastre daquele país (NDRRMC, sigla em inglês).

A falecida tinha entre 44 e 50 anos, e o ferido, cinco anos. Já as vítimas que tiveram suas residências inundadas, foram levadas a abrigos.

Imagem: Google Mapas


Região onde se reportou o tremor de 7,6 graus Richter, marcada com a seta verde.

No entanto, o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês) afirmou que a magnitude teria sido de 7,6 graus na mesma escala. A informação preliminar era de 7,9 graus. O abalo localizado a 34,9 km de profundidade ocorreu a 94 km a leste da região de Sulangan, e a 174 km ao nordeste de Surigao.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para nações vizinhas como: Japão, China, Palau, Indonésia, Taiwan, Rússia, Papua Nova Guiné e algumas ilhas da Oceania. Mas, foi cancelado, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Desde então, pelo menos 10 réplicas já foram registradas com magnitudes entre 4,8 e 5,5 graus Richter, conforme dados do USGS.

Você vive nas Filipinas e sentiu o tremor? Então, conte pra gente! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics