quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, diz OMS

Hoje se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

Mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, é o que diz o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que comemora nesta quarta-feira (10/10) o Dia Mundial da Saúde Mental.

O documento alerta que nem todos os que padecem da enfermidade têm consciência disso e/ou procuram tratamento nos postos de saúde.

“A depressão é diferente das variações habituais do estado de ânimo, e se caracteriza por uma sensação persistente de tristeza durante duas semanas ou mais, que interfere nas atividades laborais, escolares ou domésticas. Tem tratamentos psicossociais e farmacológicos eficazes. Para resolver a depressão é fundamental a participação ativa das pessoas que a têm e seus entes queridos. O primeiro caso consiste em reconhecer a depressão e buscar apoio. Quanto antes se comece o tratamento, maior será sua eficácia”, explicou a entidade.

Uma em cada cinco mulheres que dão a luz padece de depressão pós-parto. Além disso, a doença pode estar relacionada a fatores sociais, psicológicos e biológicos, inclusive afetando a saúde física. “As enfermidades cardiovasculares podem produzir depressão, e vice-versa”, acrescentou a OMS.

A data foi criada pela Federação Mundial da Saúde em 1992.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics