quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Guatemala: terremoto deixa quase 50 mortos até o momento

Sobe para 48 o número de mortos, por causa do forte terremoto de 7,4 graus Richter que sacudiu o país ontem (7/11), segundo a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Pelo menos 150 pessoas ficaram feridas e outras 21 estariam desaparecidas. Cerca de 17 mil foram afetadas pelo abalo. Os elevados óbitos se registraram nas regiões de São Marcos e Quetzaltenango, acrescentou o diário local “Prensa Libre”.

Centenas de pessoas foram removidas para albergues. E pelo menos 412 casas apresentam riscos, informou a Conred.

Desde então, pelo menos cinco réplicas com magnitudes entre 4,9 e 5,1 graus Richter já foram registradas, conforme dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês).

Países como México e Equador lamentaram a tragédia. “(...) O governo do México transmite suas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, com a convicção de que o nobre povo da Guatemala logo se recuperará deste lamentável acontecimento. Mesmo assim, se mantém atento a qualquer solicitação de ajuda por parte das autoridades guatemaltecas (...)”, publicou a Chancelaria asteca.

“(...) O povo do Equador manifesta também suas condolências com as famílias das vítimas e os desaparecidos, por causa deste terremoto, assim como com as pessoas que foram afetadas em seus bens materiais (...)”, expressou o Ministério de Relações Exteriores equatoriano.

O secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, também lamentou o ocorrido e colocou a entidade à disposição do presidente guatemalteco, Otto Pérez Molina.

Você mora na Guatemala e tem informações da atual situação? Então, compartilhe com a gente! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics