sábado, 1 de dezembro de 2012

Chile: Teletón 2012 resulta em tragédia

Participantes da maratona são atropelados, enquanto participavam do programa externamente.

O Teleton 2012 chileno, que começou no final da noite desta sexta-feira (30/11) e que se segue pela madrugada do sábado (1/12), está sendo marcado por um trágico acidente: um carro atropelou 12 ciclistas, deixando pelo menos três mortos e outras duas pessoas gravemente feridas. As outras sete estão em condições estáveis. O desastre ocorreu em Santiago, na Rota 68, uma estrada que liga a capital do país a Valparaíso, no litoral. Os esportistas estavam participando de uma campanha da maratona solidária.

O anúncio foi feito às 2h15 locais (3h15 no horário brasileiro de verão) pelo apresentador Mario Kreutzberger – conhecido pelo seu nome artístico de Dom Francisco.

O motorista teria sido detido por carabineiros – o equivalente à nossa Guarda Municipal –, de acordo com o diário local “El Mercurio”.

Sobre o Teleton chileno

O evento tem o mesmo objetivo que a versão brasileira: arrecadar dinheiro para ajudar a pessoas com deficiência. Diferente daqui onde toda campanha ocorre durante a exibição de programa, os chilenos têm promovido a maratona há pelo menos dois meses com maciça divulgação. O slogan deles desse ano é: “Eles não se rendem, a gente tampouco”.

Na edição deste ano, os organizadores têm como meta arrecadar um pouco mais de 21 bilhões de pesos chilenos, o equivalente a R$ 95 milhões.

O Chile foi o primeiro país da América Latina a realizar essa maratona, no dia 8 de dezembro de 1978, organizada na época pelo apresentador citado. O projeto nasceu nos Estados Unidos.

Outras nações já promovem o Teleton, tais como: Brasil – transmitido pelo SBT –, México, Colômbia e Costa Rica.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics