domingo, 9 de dezembro de 2012

Hugo Chávez: câncer reaparece e ele fará nova cirurgia em Cuba

No caso de ser considerado incapaz de continuar presidindo, indica seu vice para as novas eleições.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou em cadeia nacional, neste sábado (8/12), que o câncer no qual tinha se curado, aparentemente, reapareceu na mesma região. E por causa disso, viajará para Cuba já neste domingo (9), para fazer uma nova cirurgia, de acordo com o diário local “El Universal”.

O mandatário sul-americano mal regressou ao país, na última sexta-feira (7), depois de ter ficado mais de uma semana em Cuba para fazer uma oxigenação hiperbárica, e já vai retornar à ilha, tendo passado só dois dias em “casa”.

Ele pediu novamente autorização ao Congresso para sair do país e continuar o tratamento. Mas, disse que em caso ele seja considerado inapto para continuar no cargo, indica em seu lugar o atual vice-presidente, Nicolás Maduro, que também é ministro de Relações Exteriores. Em seu país, quando ocorrem situações como essa, a Constituição exige uma nova eleição.

Chávez foi reeleito no último dia 7 de outubro. E em discurso de hoje (9), lembrou que na última quinta-feira (6) completou 14 anos no poder. Durante todos esses anos, já teve pelo menos oito vices.

O surgimento da doença

A doença foi descoberta em junho de 2011, depois de sentir fortes dores na região pélvica, sendo internado às pressas, quando estava de viagem oficial à nação centro-americana. Desde então, já fez pelo menos duas quimioterapias naquele país amigo. Inclusive, foi convidado pela presidenta Dilma Rousseff a vir se tratar no Brasil, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas preferiu continuar lá com os irmãos Castro.

Um mês após a detecção da doença, cujo tratamento se iniciou imediatamente, ele se disse curado, mas que continuaria os procedimentos apenas por precaução. E apesar de admitir o câncer, Hugo Chávez nunca confirmou em qual parte do corpo estaria.

Em outubro do ano passado, por exemplo, um cirurgião venezuelano que disse à imprensa mexicana, que ele só teria mais uns dois anos de vida, teve de deixar o país de forma repentina, após ter recebido a visita do serviço de inteligência sul-americano.







Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics