terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mutirão da diversidade religiosa fará limpeza na Floresta da Tijuca

Um espaço será criado para que todas as religiões possam realizar suas manifestações de fé

O Mutirão de Limpeza da Curva do S, organizado pelo Elos de Diversidade, núcleo do Programa Ambiente em Ação – da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio Janeiro (SEA) –, realizará uma grande limpeza na Floresta da Tijuca, na zona norte da capital, às 9h da manhã da próxima quinta-feira (13/12). O objetivo é a preservação do Espaço Sagrado, local de cultos religiosos.

O Programa tem o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), além de 20 instituições fluminenses com vínculos a crenças africanas. Já no ano que vem, o local será adaptado para que todas as doutrinas possam realizar seus cultos de “forma organizada e ambientalmente sustentáveis”, disseram os organizadores.

O trabalho dos voluntários consiste em promover limpezas em rios e cachoeiras, e identificar as árvores queimadas decorrentes do uso indevido de velas. Todo o material recolhido será enviado à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) – a empresa de limpeza da Prefeitura carioca –, que vai separar o que pode ser reaproveitado/reciclado ou não.

Para a superintendente Lara Moutinho, a religião é vista erroneamente como uma “poluidora”. E alertou também para a necessidade de se criar uma política pública de coleta regular de resíduos deixados em locais de cultos, devendo o “Poder Público” encarar isso de frente.

Já para o coordenador pedagógico do Elos de Diversidade, o biólogo Carlos Frederico Loureiro, a atividade seria apenas um meio simbólico para se demonstrar o respeito ao uso do espaço.

Planos para 2013

Os organizadores do mutirão pretendem criar uma Comissão Gestora do Espaço Sagrado da Curva do S, já no próximo ano, para a realização de oficinas de conscientização do local, elaborar as Diretrizes e Normas de Uso Público Religioso em Áreas Protegidas, entre outras coisas.

Por meio das estratégias mencionadas, o Elos de Diversidade busca garantir o direito constitucional do uso da natureza para as práticas religiosas.

Como participar

Qualquer pessoa pode ser voluntária do Programa Ambiente em Ação, independente de religião. Para se inscrever, envie um e-mail para: programa.ambienteemacao@gmail.com. O evento é aberto ao público.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics