quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer recebe título de Cidadão Ilustre Post Mortem do Mercosul

Informação atualizada em 07/12/2012, à 0h27

Ideia foi sugerida pelo governo venezuelano e acatada por unanimidade por todos os membros

Imagem: Palácio do Planalto / Reprodução

Palácio do Itaramaty, projetado por Niemeyer.

O arquiteto Oscar Niemeyer recebeu, nesta quinta-feira (6/12), uma homenagem póstuma: o título de “Cidadão Ilustre Post Mortem” do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A ideia foi sugerida pela comitiva venezuelana e acatada por unanimidade pelos demais membros do bloco, durante a 64ª Reunião de Cúpula de Chefes de Estado da instituição, que ocorre em Brasília hoje e amanhã (7).

A homenagem foi prestada no Palácio do Itamaraty (foto), sede do Ministério de Relações Exteriores, local também projetado pelo arquiteto, lembrou o chanceler Antonio Patriota.

Oscar Niemeyer faleceu na noite desta quarta-feira (5), depois de ter ficado internado por mais de um mês no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, inicialmente por apresentar um quadro de desidratação. No próximo dia 15 de dezembro, completaria 105 anos.

A Venezuela foi incluída no bloco econômico, em junho, depois que o Paraguai foi expulso, por causa do suposto golpe de estado que retirou do cargo o então presidente Fernando Lugo e o substituiu pelo seu vice, Frederico Franco. Dentre os quatro países membros – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – o único que se opunha à adesão de Caracas era Assunção. Com a saída desta, não havia mais impedimento para a inclusão da nação bolivariana.

Os próximos países que poderão fazer parte do bloco serão a Bolívia e o Equador, que recentemente receberam um convite.

Mais homenagem

Oscar Niemeyer foi eleito patrono do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ), entidade própria criada em dezembro de 2010, após lei sancionada pelo então presidente Lula, a pedido pessoal do arquiteto. O ícone dos movimentos recebeu o registro número um da categoria e a data de comemoração da mesma será o dia de seu aniversário: 15 de dezembro.

Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics