quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sisu: inscrições para 2013 começam em janeiro

Informação atualizada em 27/12/2012, às 22h34

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2012, poderão se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do próximo dia 7 de janeiro de 2013. O prazo é até às 23h59 do dia 11 do mesmo mês, com base no horário de Brasília, informou o Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (26/12). Vale lembrar que, na capital federal está vigente o horário de verão.

Critérios e matrícula

Entre os critérios para participar, o candidato precisa ter tirado nota superior a zero em redação. No momento da inscrição, poderá optar por até duas opções de cursos e informar que está concorrendo pelo sistema de cotas ou não.

Durante o período de inscrições, poderá alterar e/ou cancelar as opções de cursos, acrescentou o Ministério.

Serão feitas duas chamadas, uma no dia 14 de janeiro, outra no dia 28 do mesmo mês. Após serem convocados, os candidatos terão de efetuar a matrícula nas universidades indicadas pelo MEC.

Para o primeiro semestre de 2013, serão oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos em 101 instituições públicas de ensino superior.

Quem não conseguir ser chamado em nenhuma das duas etapas, poderá se inscrever em uma lista de espera, conforme cronograma, abaixo:

Agenda

14/1 – Resultado da primeira chamada.

18, 21 e 22/1 – Os convocados em primeira chamada terão de se matricular na faculdade informada pelo MEC.

28/1 – Resultado da segunda chamada.

1, 4 e 5/2 – Os convocados em segunda chamada terão de se matricular na faculdade informada pelo MEC.

28/1 a 8/2 – Período para que os candidatos não convocados em nenhuma das duas chamadas manifestem interesse de participar da lista de espera.

Sobre o Sisu

É o sistema de vagas em instituições de ensino superior da rede pública, que ocorre duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. O Sisu é diferente do Programa Universidade para Todos (Prouni), uma vez que permite a inscrição de estudantes de qualquer faixa de renda, diferente do segundo, destinado aos que possuem baixa renda e contempla também as faculdades privadas.

O sistema só estará liberado para inscrições a partir do dia 7 de janeiro, no entanto, os candidatos já podem consultar as faculdades e os cursos disponíveis.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics