segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

21/01/2013: terremoto de 5,8 graus em Pernambuco

Informação atualizada em 22/01/2012, às 14h37

Para o Observatório Sismológico da Unb, tremor não teria ocorrido.

Um forte terremoto de 5,8 graus Richter foi registrado em Pernambuco, nordeste do país, às 19h34 locais (20h34 no horário brasileiro de verão) desta segunda-feira (21/1). O epicentro de 15,1 km de profundidade se localizou na costa daquele estado, a 93 km ao leste de Itamaracá, e a 103 km ao leste-nordeste da região de Paulista, conforme dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês).

Imagem: Google Mapas


Exibir mapa ampliado

Região onde se registrou o tremor, marcada com a seta verde

No entanto, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasil (Obsis/Unb) disse ao LEITURA SUBJETIVA que o fenômeno poderia não ter ocorrido. “Tudo indica que não aconteceu esse tremor, parece um erro de estimativa da USGS. Um tremor dessa magnitude já teria sido manchete em todas as televisões. Muito perto de Recife e Pernambuco!!”, concluiu.

Até a publicação desta notícia, não havia relatos de vítimas e/ou danos materiais. Você vive na região e sentiu o abalo? Então, conte pra gente!!! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Terremotos não são freqüentes no Brasil, mesmo assim, quando são registrados, são de pequenas magnitudes. Um tremor dessa magnitude, tão perto da costa e com pouca profundidade pode ser considerado forte. Especialmente, por tratar-se de um país que não está habituado e preparado a esse tipo de fenômeno.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics