segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estados Unidos: presidente Obama toma posse do 2° mandato

Imagem: Sonya N. Herbert - Casa Branca / Reprodução

Acompanhado da esposa, Michelle, e das filhas Maila e Sasha.

O presidente estadunidense, Barack Obama, tomou posse do seu segundo mandato, nesta segunda-feira (21/1). A cerimônia (foto) ocorreu no Capitólio, sede do Congresso, e reuniu autoridades, políticos, familiares e cidadãos. Na ocasião, o evento, o mandatário fez o juramento constitucional diante do chefe da Suprema Corte de Justiça, John Roberts, com a mão esquerda sobre a Bíblia. 

Durante os 15 minutos de discurso, o governante abordou diversos assuntos, como: igualdade entre os gêneros, citando os gays; sobre a necessidade de fontes de energias sustentáveis como o caminho à preservação do planeta; da necessidade de enfrentar os problemas ambientais como os incêndios e as tempestades; de uma recuperação econômica e que uma “década de guerra” estaria por terminar. Obama focou bastante duas questões: união e liberdade.

Juramento à Suprema Corte de Justiça

Ontem (20), o líder norte-americano já tinha feito o juramento oficial diante do juiz Roberts, em uma cerimônia particular no salão azul da Casa Branca, sede do governo. Enquanto o vice, Joe Biden, o fez no Observatório Naval diante da juíza Sonia Sotomayor, na presença de familiares e amigos.

Reeleição

Barack Obama foi reeleito no último dia 6 de novembro por mais quatro anos. Logo após sua vitória nas urnas, teve de enfrentar a insatisfação de cidadãos que chegaram a fazer abaixo-assinados no site da Casa Branca, pedindo a separação de seus estados com o restante do país.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics