quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Suposta foto de Hugo Chávez internado é falsa

Foto foi divulgada pelo diário espanhol “El País”; notícia já foi retirada do site.

Imagem: You Tube / Reprodução /
Adaptação: LEITURA SUBJETIVA

Uma suposta imagem (foto) do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi publicada pelo diário espanhol “El País”, na madrugada desta quinta-feira (24/1), na qual o mostraria internado e com tubos. A mesma, de baixa qualidade, também seria capa do impresso. Seria uma grande manchete se não fosse por um simples detalhe: é falsa.

A notícia chegou a ser adicionada, por exemplo, no colombiano “El Tiempo”. No entanto, internautas informaram aos dois veículos por meio do facebook de que a foto era falsa, enviando o link de um vídeo de 2008 postado no You Tube (abaixo) de um homem com a cabeça raspada com gigantismo, uma doença hormonal que provoca o crescimento exagerado. Aos dois minutos e 34 segundos é possível perceber que a imagem que está no jornal espanhol é a mesma do vídeo.

Vídeo: You Tube / Reprodução


A publicação também foi motivo de protesto de internautas que, alegaram que não houve respeito à integridade do paciente, mesmo sendo ele uma pessoa pública.

LEITURA SUBJETIVA tentou reler a notícia sobre a suposta foto no diário europeu, mas o link já teria sido removido. Pelo menos até a publicação desta notícia, não havia nenhuma retratação. Entretanto, o diário sul-americano optou por uma correção textual, informando a controversa reportagem.

O líder venezuelano está internado desde o último dia 11 de dezembro, em Cuba, para uma nova cirurgia contra o câncer que teria reaparecido na região pélvica. Desde então, ele não fez aparições públicas. Esta semana, o canal latino-americano “Univisión” divulgou uma notícia dizendo que Hugo Chávez supostamente teria sofrido um infarto no miocárdio. Não há confirmação por parte do governo. Este apenas falou que o mandatário estaria se recuperando de uma infecção pulmonar e que o vice-presidente Nicolás Maduro e o recém-nomeado chanceler Elias Jaua já o teria visto e conversado com ele. Todavia, amigos políticos de Chávez como a presidenta argentina, Cristina Kirchner, e o uruguaio José Mujica, quem estiveram há pouco tempo na ilha caribenha, sequer o viram ou conversaram com ele.

A divulgação da suposta imagem causou surpresa, pelo fato de o chefe de Estado caraquenho supostamente estar numa espécie de “bunquer”, conforme explicitado pela “Univisión”. “Bunquer” seria uma área de segurança máxima tipo militar e subterrânea. Se a foto fosse verdadeira, teria colocado em xeque a segurança do governo cubano com o seu principal patrocinador: Hugo Chávez.

Nesta quarta-feira (23), a oposição – formada pela direita – realizou um protesto nas ruas do país contra a atual situação política e informações insuficientes sobre a saúde de Chávez. O governo – a esquerda – reagiu marcando outro manifesto na mesma data.

Leia também:

Diário espanhol “El País” admite erro por publicar suposta foto de Hugo Chávez e conta em detalhes como a adquiriu


Para Cristina Kirchner, suposta foto de Hugo Chávez internado é “canalhice”

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics