sábado, 9 de fevereiro de 2013

09/02/2013: terremoto de 7 graus na Colômbia

Informação atualizada em 10/02/2013, à 0h19

Ao menos oito pessoas ficaram feridas, devido a um forte terremoto de 6,9 graus Richter que sacudiu a Colômbia, às 9h16 locais (12h16 no horário brasileiro de verão) deste sábado (9/2). Umas 258 casas foram danificadas, publicou o diário local “El Tiempo”.

O epicentro de 129,3 km de profundidade se localizou na província de Nariño, uma região de fronteira com o Equador, a 5 km ao leste-nordeste de Yacuanquer, e a 11 km ao sudoeste de Pasto, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês), que tinha informado a magnitude preliminar de 7 graus nessa escala.

Imagem: Google Mapas

Região onde se registrou o tremor, marcada com a seta verde.

No entanto, a magnitude teria sido de 6,8 graus na mesma escala, de acordo com o Serviço Geológico Colombiano (Ingeominas).

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico chegou a emitir um boletim para informar sobre o sismo, e acrescentou que não havia risco de tsunami.

Duas leitoras daquela nação sul-americana, Ana Hely Gomez e Glenda Bedoya, informaram ao LEITURA SUBJETIVA que não sentiram o abalo. Elas moram na capital Bogotá. No Twitter, por exemplo, vários usuários também afirmam não terem sentido o fenômeno. Este teria sido perceptível, por exemplo, no Equador, informou a emissora de TV local “Teleamazonas”.

“A cada da fazenda se mexeu por vários segundos, a terra fazia barulho, os animais começaram a fazer barulhos muito fortes. A verdade é que passamos um bom susto”
, contou ao LEITURA SUBJETIVA a leitora Diana Granda, moradora da província equatoriana de Esmeraldas.

Você vive na região e sentiu o sismo? Então, conte pra gente!!! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para: leiturasubjetiva@gmail.com.

Sismo em 2012

Em setembro do ano passado, por exemplo, a Colômbia registrou um forte terremoto de 7,3 graus Richter, sendo sentido em várias regiões do país.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics