sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

09/02/2013: terremoto de 7 graus nas Ilhas Santa Cruz, na Oceania

Fenômeno ocorre poucos dias depois que uma pequena onda de tsunami destruiu mais de 300 casas e matou ao menos sete pessoas.

Outro forte terremoto sacudiu as Ilhas Santa Cruz – arquipélago pertencente às Ilhas Salomão, na Oceania –. Desta vez, a magnitude foi de 7 graus Richter, e ocorreu às 2h26 locais de sábado, 9 de fevereiro (13h26 desta sexta-feira, 8, no horário brasileiro de verão). O epicentro de 27 km de profundidade se localizou a 25 km ao sul-sudeste de Lata, e a 678 ao leste-sudeste da capital Honiara.

Imagem: Google Mapas


Região onde ocorreu o abalo, marcada com a seta verde.

Mais cedo, mais um tremor de 6,8 graus na mesma escala já havia sacudido aquele arquipélago. O mesmo foi registrado às 22h12 locais (9h12 no horário brasileiro de verão) desta sexta-feira (8/2). O epicentro de 10 km de profundidade se localizou a 23 km ao sul de Lata, e a 669 km ao leste-sudeste da capital Honiara. A informação preliminar era de que a magnitude fosse de 7,1 graus, porém logo foi corrigida.

No momento, não há risco de tsunami para os países vizinhos do pacífico, mas o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu um boletim para os países daquela área, informando do novo tremor, que faz parte de uma série que vem ocorrendo há alguns dias. Somente da última quarta-feira (6) até a publicação desta notícia, é possível contar cerca de 150 abalos nas Ilhas Santa Cruz, cujas magnitudes variam de 4,6 a 8 graus Richter.

Tragédia recente

Na última quarta-feira (6), um fortíssimo tremor de 8 graus Richter provocou uma pequena onda de tsunami, que chegou a quase um metro de altura, ocasionando a morte de pelo menos sete pessoas, além de mais de 300 casas destruídas em várias aldeias. Por causa disso, o governo declarou a região como “zona de desastre”, de acordo com o site local “Solomon Times”.

Tragédia anunciada

Antes dessa série de fenômenos sísmicos que está acontecendo, no último dia 3, por exemplo, LEITURA SUBJETIVA já havia contado ao menos 15 réplicas num intervalo de 72 horas.

Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics