quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vaticano: Bento XVI continuará com o título de papa, mesmo após deixar o cargo

Nesta quarta-feira (27), ele fará a última saudação aos fieis.

Geralmente, quando um chefe de Estado deixa o cargo, ele passa a ser “ex”. Mas, esse, por exemplo, não é o caso de Bento XVI – atual governante da cidade do Vaticano –, que mesmo após deixar o cargo oficialmente na próxima quinta-feira (28/2), continuará sendo tratado por “Sua Santidade” e com o título de papa emérito ou romano pontífice emérito, disse o diretor de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, nesta terça-feira (26).

A informação preliminar, divulgada na sexta-feira passada (22), era de que o pontífice seria chamado de bispo emérito de Roma, depois de sua demissão. Como já tinha sido antecipado por LEITURA SUBJETIVA, ele continuaria usando o nome que herdou no Papado.

As roupas de Bento XVI já foram definidas: serão brancas e simples sem o mantelete, aquela vestimenta por cima como se fosse uma capa. E os sapatos vermelhos serão substituídos por marrons, que lhe presentearam no México. Ele não usará mais o anel do pescador – símbolo que representa o poder papal –, que deverá ser destruído, conforme determina a Constituição religiosa.

Já nesta quarta-feira (27), o sumo sacerdote ficará em oração para a transferência para o Castel Gandolfo – sua residência temporária até o final de abril –, receberá algumas autoridades e às 17h15 locais (13h15 em Brasília) está prevista a sua última saudação aos fieis. E às 20h (16h no Brasil), a guarda suíça fechará a porta do Palácio Apostólico, “encerrando o serviço para o papa como chefe da Igreja”.

No último sábado (23), por exemplo, Bento XVI recebeu a visita do presidente italiano, Giorgio Napolitano, e da primeira dama, Clio Bittoni, que foram se despedir.



Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics