quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vaticano: Bento XVI deixa oficialmente o Papado

Imagem: Rádio Vaticano / Divulgação
No Castel Gandolfo

Joseph Ratzinger – mais conhecido como Bento XVI (foto) – deixou oficialmente o cargo de pontífice às 20h locais (16h em Brasília) desta quinta-feira (28/2). Ele deixou o Vaticano de helicóptero até o Castel Gandolfo – residência de verão do papa – ao sul de Roma, onde ficará recluso pelo menos até o final de abril, enquanto aguarda a reforma do monastério que será seu novo lar. Lá ele ainda saudou os milhares de católicos que o esperavam.

No instante que terminou o Pontificado, deu-se início a Sé Vacante, intervalo que precede o Conclave para a eleição do sucessor. Agora, Bento XVI é papa emérito.

Na manhã de ontem (27), Bento XVI se despediu dos fieis na Praça São Pedro numa cerimônia que reuniu cerca de 150 mil pessoas das mais diversas nacionalidades. As mensagens do sumo sacerdote, em italiano, foram traduzidas em vários idiomas, tais como: inglês, espanhol, português e árabe. Ele desfilou de papamóvel, acenando para os presentes.

“Amar a Igreja significa também ter a coragem de fazer opções difíceis, árduas, tendo sempre em vista o bem da Igreja e não nós mesmos”, expressou Ratzinger, que disse ter decidido renunciar com plena consciência e responsabilidade de seus atos, e acrescentou que não abandonaria a Igreja.

“Um papa nunca está sozinho no timão do barco de Pedro, embora esta seja a sua primeira responsabilidade; nunca me senti sozinho, com a alegria e o peso do ministério petrino. O Senhor colocou a meu lado muitas pessoas que com generosidade e amor a Deus e à Igreja, me ajudaram, estando perto de mim”, continuou Bento XVI, que também falou de momentos “difíceis” durante sua gestão, sem especificá-los.

Bento XVI avisou, no último dia 11 de fevereiro, que pediria demissão no cargo nesta quinta-feira (28). Ele ficou por quase oito anos na função, ao assumir em abril de 2005, logo após a morte de seu antecessor João Paulo II.

Com a saída de Bento XVI, quem virá à Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Brasil será o sucessor – que será eleito até o final de março –, que fará sua primeira viagem como novo papa ao exterior.

Leia também:


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics