terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vaticano: Bento XVI deixa para sucessor a opção de revelar o Vatileaks

O papa Bento XVI deixa para o seu sucessor a opção de revelar ou não os segredos do Vatileaks, o maior escândalo da Igreja Católica nos últimos tempos a respeito de supostos casos de corrupção, pedofilia, nepotismo e tráfico de influência. A informação foi divulgada pela Santa Sé, nesta segunda-feira (25).

Sabe-se que o ex-mordomo do líder religioso, Paolo Gabriele, estaria em prisão domiciliar no Vaticano, acusado por ter vazado os dados a um jornalista italiano que os teria tornado públicos.

Também nesta segunda-feira (25), o pontífice emitiu um Motu Próprio alterando a regra que determina o intervalo de 15 dias após a saída de um papa para que se inicie a Sé Vacante. A escolha do sucesso poderá iniciar-se antes, desde que todos os cardeais que vão participar do Conclave já estejam no Vaticano. A norma foi mudada, pelo fato de Bento XVI ser a maior autoridade religiosa.

No domingo (24), o sumo sacerdote realizou sua última missa como papa, o Angelus, e disse que não abandonaria a Igreja.

Na próxima quinta-feira (28), às 20h locais (16h em Brasília), Bento XVI anunciará oficialmente sua demissão, conforme já havia antecipado no último dia 11.


Reações:

0 Leitor(es) opinou(aram) :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, logo que aprovado, conforme Política de Uso do site.

O LEITURA SUBJETIVA agradece o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Web Statistics